Com o tema: “Iniciação à Vida Cristã: caminho para encontro com Cristo” e o lema “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24, 32 – 33), em 2023, a Igreja no Brasil celebra o 3º ano Vocacional, desejando contemplar e valorizar todos os aspectos da vocação. O projeto foi elaborado para ajudar nas celebrações e na vivência dos anos temáticos, de forma integrada e unificada.
Além da celebração do Ano Vocacional, no Regional Nordeste IV da CNBB, que engloba as oito dioceses do Piauí, também será celebrado o Ano Regional da Iniciação à Vida Cristã (IVC). Inicialmente, o projeto foi elaborado para o Ano Regional, contemplando apenas a IVC, mas com a proposta do 3º Ano Vocacional do Brasil foi decidido integrar ambas as propostas temáticas da mesma realidade: Ano Regional de Iniciação à Vida Cristã e de Animação Vocacional.
Segundo Edimilson, coordenador Arquidiocesano da IVC, a evangelização partirá do encontro pessoal com Cristo, pela educação e transmissão da fé, formando discípulos e renovando a comunidade eclesial a caminho do Reino de Deus. “Jesus é aquele que nos dá sentido à vida, sendo a origem, o centro e a meta de toda a vocação e missão”, destacou o coordenador.
As oito dioceses que formam o Regional abrirão o ano Regional no dia 20 de novembro de 2022, com celebrações que devem durar até julho de 2023, culminando com a realização do IV Nordestão de Catequese. Neste intervalo de tempo, cada Diocese, deverá buscar maneiras de adaptar em cada realidade local aquilo que se indica o projeto regional de fomentar o anúncio e formar discípulos, iluminando e purificando a fé.
Algumas atividades serão comuns em todas as Dioceses como as novenas de Natal e do Tempo Quaresmal retratando temas da IVC. De acordo com Edimilson, na Arquidiocese de Teresina a abertura do ano da IVC vai acontecer entre os dias 19 e 20 de novembro durante o horário das celebrações nas diversas paróquias e comunidades. “A vivência deste momento vai proporcionar o fortalecimento das comunidades, para que nelas sejam desenvolvidos um processo Catecumenal”, explicou.
“Corações ardentes pés a caminho”
O lema deste ano visa ajudar a comunidade a entender a sua vocação e missão. A logomarca do Ano Vocacional, que é um coração com a chama do Espírito Santo, recorda a primeira parte do lema “Corações ardentes”. Na parte inferior, ao lado direito do coração, o pé chagado do próprio Jesus, em um caminho, recorda a segunda parte do lema “Pés a caminho”. Já no meio do coração há uma cruz que simboliza um coração missionário, centralizado na pessoa de Jesus Cristo.
Dom Juarez Souza, bispo de Parnaíba e referencial do Regional NE IV da CNBB, afirma que enquanto servo de Deus ele tem uma responsabilidade pastoral que urge e depende da capacidade e da disposição para escutar a Palavra de Deus e levá-la adiante. Ele ainda aproveitou a oportunidade e convidou todos a continuar firmes na caminhada de fé. “Sigamos juntos, e com Maria, o caminho que Deus quer para a Igreja, hoje! Para que todos tenham vida”, finalizou.