Entre os dias 05 e 14 de setembro, milhares de romeiros são esperados no Santuário de Santa Cruz dos Milagres para a festa da Exaltação da Santa Cruz. Este ano, a celebração terá como tema: “Quem não toma a própria cruz e não me segue não é digno de mim” (Mt, 10, 38), motivada pela missão de bem acolher os peregrinos.
A tradicional festa que já faz parte do calendário religioso do estado, reunirá milhares de romeiros durante 10 dias, e incluirá em sua programação missas na igreja matriz do santuário, e a celebração de acolhida das romarias com a Celebração da Cruz. O convite é feito de forma prévia, para que os romeiros possam organizar caravanas rumo ao Santuário.
Este ano, a celebração será ainda mais especial, porque durante dois anos os romeiros não puderam se reunir, devido ao isolamento social imposto pela Covid-19. A festa promete receber jovens, adultos e idosos de todas as regiões do Piauí, tocados pelo significado da cruz, que representa um sinal de esperança e alegria, também sendo uma forma de agradecimento a Jesus que deu a vida por seus filhos.
Confira a programação:
05 a 13/09
06h,09h e 11h – Missa
15h – terço da misericórdia
19h – Missa
14/09 (Encerramento)
06h, 09h, 11h – Missa
15h – Terço da Misericórdia
16h – Procissão com a Santa Cruz passando pelas ruas da cidade