No último domingo (15), a Arquidiocese de Teresina celebrou a criação da segunda Área Pastoral dedicada a São José no munícipio Jardim do Mulato, localizado a cerca de 141 km de Teresina. A solenidade foi presidida por Dom Jacinto Brito, e ainda contou com a presença de padres e diáconos da região para acolher o novo administrador paroquial, padre Virgílio Miquéias.
A Área Pastoral São José instituída por decreto, foi desmembrada das Paróquias Nossa Senhora do Rosário, localizada em Angical, e São Gonçalo de Regeneração, sendo agora constituída por 18 comunidades. A cidade, que é muito católica, esperava pela criação da Área Pastoral há muito tempo. Segundo Dom Jacinto Brito, Arcebispo de Teresina, o projeto estava em seu coração há mais de cinco anos, mas estava esperando o momento certo para que ele pudesse ser realizado com êxito.
“Essa é uma comunidade muito ativa, mas era um munícipio que não tinha seu pastor próprio. Hoje Dia dos Pais, temos São José que é o pai adotivo de Jesus, como um homem de providência, que providenciou para que a celebração acontecesse, além da esperança da fé para que dias melhores da vida católica se tornem mais fortes”, destacou o Arcebispo.
O novo Administrador da Área Pastoral São José, padre Virgílio Miquéias, diz ter recebido a missão com grande alegria. “Estou confiante em assumir essa missão, a comunidade é muito acolhedora e se demonstrou muito disponível. Estou colocando expectativas positivas para que aqui se torne em breve uma paróquia”, pontuou. Ainda de acordo com o padre, durante esse início ele pretende reunir todas as comunidades para a criação de um conselho pastoral, seguido por um conselho econômico. “Feito isso, será a vez de se inserir cada vez mais as pastorais para reforçar a participação e o ânimo de todos da comunidade, para que assim a Igreja se torne mais viva”, reforçou o padre.
Lucas Borba afirma que antes da criação da Área Pastoral era muito difícil que a comunidade tivesse acesso as celebrações da santa missa, mas agora estão esperançosos de que a situação melhore com a presença do padre. “Agora o padre vai visitar as pessoas que necessitam, porque antes os padres que vinham das outras paróquias não tinham tempo, já que eram muitas comunidades para visitar”, explicou o aposentado.
A criação da nova Área pastoral São José será importante para o fortalecimento da fé dentro da comunidade, além de um incentivo para que mais fiéis frequentem as celebrações.