Nesta terça-feira (02), é celebrado o Dia do Perdão de Assis, importante data para a família Franciscana de todo o mundo. Desde o dia 1º de agosto até a meia-noite do dia 2, a Indulgência Plenária é concedida durante todo dia a todas as igrejas e paróquias franciscanas dos cincos continentes.
A origem do Perdão de Assis
O privilégio da indulgência plenária nasceu neste dia por meio de um diálogo entre Francisco de Assis, Jesus Cristo e Nossa Senhora, rodeados por uma multidão de anjos na Porciúncula – pequena igreja dos franciscanos, que hoje abriga a Basílica de Santa Maria dos Anjos em Assis. Francisco pedia que todos os arrependidos que visitassem a Porciúncula tivessem a completa remissão de seus pecados. Ele procurou o Papa pedindo que concedesse a indulgência não por uma quantidade de anos, mas por almas, onde todos aqueles que se confessassem naquela Igreja, seriam absolvidos pelo sacerdote e libertos do castigo e da culpa.
Esta data é muito importante para toda comunidade franciscana e Igreja Católica, já que a intenção de Francisco era levar o maior número de almas aos céus, e esse continua sendo o objetivo nos dias de hoje. De acordo com a Jéssica Lima, presidente da Conferência da Família Franciscana do Piauí, há uma orientação interna para que todas as paróquias franciscanas estejam abertas.
“Todo aquele que for a uma paróquia franciscana e desejar receber a indulgência plenária, terá esse privilégio. Receber a indulgência é ter a graça de ter seus pecados apagados”, destacou a presidente. Há dois tipos de indulgências, a parcial e a plenária. Na parcial, o indivíduo terá seus pecados absolvidos parcialmente, e na plenária os pecados serão totalmente apagados.
O que fazer para receber a Indulgência Plenária?
É necessário que o fiel busque uma paróquia que esteja realizando o Perdão de Assis, e assim reze um Credo, um Pai Nosso e uma oração em intenção ao Papa, além de participar da Santa Missa, da Comunhão Eucarística e da confissão sacramental. Jessica Lima ainda explicou que essa confissão também pode ser realizada oito dias antes ou oito dias depois do Perdão de Assis.
“Essa confissão pode ser antes ou depois do Perdão de Assis, mas ela precisa acontecer. Esse privilégio pode ser pedido para si mesmo ou para algum falecido. A intenção de fato, é que todos nós caminhemos juntos aos céus”, pontuou Jéssica. Nesta presente data, além do dia do Perdão de Assis, também é celebrado o dia de Santa Maria dos Anjos, por conta do diálogo que aconteceu entre eles.
Todos que desejarem receber a graça da indulgência plenária, estão convidados a participar das celebrações que acontecerão em diversas paróquias de Teresina e nas demais cidades do estado. A intenção é que todos os fiéis arrependidos e confessados caminhem juntos aos céus.
Celebrações do Dia do Perdão de Assis
Teresina:
– Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Bairro Cerâmica Cil | 19h;
– Santuário São Francisco de Assis, Bairro Dirceu 1 | 19h;
– Igreja de São Benedito (Av. Frei Serafim), 8h30 as 11h | Confissões no Convento; às 15h30 Celebração Penitencial e às 17h Santa Missa Solene;
– Igreja de São Raimundo Nonato, Bairro Piçarra | 18h; Confissões a partir das 16h;
Piripiri:
Igreja Matriz Nossa Senhora dos Remédios, Bairro Centro 19h;
Floriano
Igreja Matriz de Nossa Senhora das Graças, Bairro Ibiapaba | 19h;
Uruçuí
Igreja de São Francisco, Bairro Esperança | 19h;
Parnaíba
Paróquia São Sebastião ,15h às 17h Confissão, 16h Adoração, encerramento às 17h30 com a Santa Missa;