A alegria tomou conta das avenidas de Teresina em mais uma edição da Caminhada da Fraternidade, que após dois anos sendo realizada de maneira virtual voltou a acontecer presencialmente no sábado, dia 11 de junho. O maior evento de solidariedade do Piauí este ano chegou a sua 27ª edição reunindo cerca de 15 mil pessoas movidas pelo desejo de ajudar a quem mais precisa.
Como parte das novidades dessa edição, o evento foi realizou pela primeira vez em uma tarde de sábado, iniciando com a celebração da Santa Missa presidida pelo arcebispo de Teresina, Dom Jacinto Brito. Em sua homilia, o arcebispo de Teresina destacou que a Caminhada é um sinal de esperança e amor para toda a sociedade.
“Para nós essa retomada tão brilhante, participativa e alegre é sinal de que o amor está borbulhando no coração como um desejo de vivenciar essa caminhada como uma retomada de algo que estava fazendo tanta falta. Esses momentos vêm confirmar em todos que a fraternidade é o triunfo sobre a indiferença, sobre a desigualdade e o ódio”, afirmou o arcebispo.
A Caminhada da Fraternidade começou a ser organizada ainda nos primeiros meses do ano, através do trabalho de um grupo de voluntários coordenados pelo padre Isaias Pereira. Para o sacerdote sentimento que resume o momento é a alegria.
“Não há um sentimento que nos representa mais nesse momento; a alegria de fazer o bem, a alegria de caminhar com passos firmes rumo a um futuro diferente, um futuro da inclusão, um futuro onde a fraternidade tenha a primeira palavra. Para mim a avaliação desta caminhada é a melhor possível, por que o povo respondeu, as pessoas disseram sim e abraçaram essa ideia de fazer o bem a quem precisa”, destacou o coordenador.
Com o tema “Alegria, nossos passos cheios de amor”, ao longo de todo o percurso a caminhada foi embalada pelo grupo Melhor de Três, composto pelos artistas piauienses João Claudio Moreno, Soraia Castelo Branco e Flavio Moura. Como já era tradição, o momento reuniu pessoas de todas as idades e seguimentos sociais para viver a fraternidade.
O professor Cleber Reginaldo foi um dos participantes deste grande ato de solidariedade, e fala da sua alegria em poder reunir a família e os amigos para viver a Caminhada. “Depois de dois anos sem essa caminhada não poderia ser outra forma que não estarmos juntos em uma festa tão linda, com muita gente boa e música excelente para nos animar. Só tenho gratidão a Deus por permitir que a gente viva esse momento”, destacou.
Coroando o evento, foi realizado um show com a banda católica Colo de Deus na Arena do Teresina Shopping, completando a alegria dos caminheiros. Mayara Marques, uma das vocalistas da banda falou da sua experiência em viver a Caminhada da Fraternidade pela primeira vez.
“Para a gente é muito importante participar vivenciando essa retomada tão linda. Ainda mais depois de dois anos em que a caminhada foi online, então poder presenciar isso é uma experiência muito gratificante, por poder ver a alegria das pessoas nesse momento tão linda”, ressaltou.
Mais que camisas, recursos que transformam vidas!
De acordo com a organização do evento foram vendidas cerca de oito mil e quinhentas camisas. Os recursos adquiridos com as vendas são destinados a manutenção dos serviços desenvolvidos pela Ação Social Arquidiocesana (ASA), que atendem desde crianças em situação de vulnerabilidade até idosos, mulheres vítimas de violência e pessoas com deficiência.
A secretária executiva da ASA, Carla Simone, pontua que a Caminhada representa um grande auxilio para as atividades realizadas pela instituição. “A Caminhada é um retrato da solidariedade que é marca dos teresinenses. Então, diante da disposição de tantas pessoas que se abriram para fazer suas doações nós só temos gratidão, pois é através da generosidade dos parceiros e de cada um que adquire a sua camisa que a ASA segue sendo a mão da igreja que se estende e acolhe a tantas pessoas que precisam ter seus direitos e a sua dignidade respeitada”, finalizou Carla Simone.