Entre os dias 01 a 03 de maio, o Santuário de Santa Cruz dos Milagres, forania rural IV, comemora a Festa da Invenção da Santa Cruz. A data festiva faz memória ao momento em que Santa Helena, mãe do imperador Constantino, mandou que encontrassem a Cruz do Salvador em Jerusalém, no Calvário, lugar da crucificação.
A Festa da Invenção da Santa Cruz é a primeira grande Romaria realizada no calendário de celebrações do Santuário de Santa Cruz dos Milagres. Neste ano de 2022, a celebração se torna ainda mais especial por causa do retorno dos fiéis, que por dois anos não puderam participar presencialmente, em virtude do distanciamento social necessário durante a pandemia.
De acordo com o padre Yago Waquim, vigário paroquial do Santuário Arquidiocesano de Santa Cruz dos Milagres, no segundo dia de celebração serão rezadas 100 Ave Marias com intenção específicas ao enfrentamento da covid-19 e pela esperança de dias melhores com saúde e paz para todos.
“Graças a Deus passamos pela fase mais difícil e agora é o momento da retomada das celebrações com uma maior segurança e esperança. Este ano esperamos contar com a presença de muitos fiéis e com a graça de Deus alcançaremos o objetivo de reavivar a fé à sombra da Santa Cruz, que é esse sinal redentor do Nosso Senhor Jesus Cristo”, explicou.
A festa reúne jovens, adultos e idosos de todas as regiões do Piauí, tocados pelo significado da cruz, que representa um sinal de esperança, alegria e, sobretudo, da vitória de Jesus que desceu da cruz e nos mostrou que a morte não é o fim.
“Quem já participou nos anos anteriores pôde perceber a beleza que é a realização desta penitência e do exercício da Invenção da Santa Cruz. Convido a todos os fiéis para que participem desse momento para que juntos possamos agradecer a Deus, pois somos todos sobreviventes dessa terrível pandemia, e suplicar ao Senhor que nunca ninguém nos tire a esperança”, finalizou o padre.
Confira a programação:
01/05 (Domingo)
– Missas – 07h, 11h e 19h
– Missa Solene – (comemoração dos 50 anos de vida sacerdotal de Dom Jacinto Brito – Arcebispo de Teresina)
02/05 (Segunda-feira)
-Missas – 07h, 09h, 11h e 17h
-Recitação das 100 Ave Marias – 19h
03/05 (Terça-feira)
– Exercícios espirituais da Invenção da Santa Cruz – 05h30 (seguido de missa)
– Missas – 10h e 15h (Envio dos romeiros)