Nesta quinta-feira (24), a Arquidiocese de Teresina celebrou a acolhida do seu mais novo presbítero. O padre Yago Waquim, recebeu, pela imposição das mãos de Dom Jacinto Brito, o segundo grau do sacramento da Ordem. A celebração eucarística foi realizada na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, no bairro de Fátima, forania Leste.
O padre Yago Waquim iniciou a sua formação em preparação para o sacerdócio em 2014, quando ingressou no Seminário Propedêutico São João Paulo II, em Teresina. No dia 12 de dezembro de 2021, foi ordenado diácono, e agora recebe a missão de pastorear o Povo de Deus a ele confiado.
“A obra é d’Ele. Eu apenas dei abertura para que a graça divina agisse em mim. Hoje sou sacerdote do Altíssimo e configurado a Cristo para o serviço na Igreja. Me sinto muito feliz ao realizar esse sonho de Deus, porque não é um sonho só meu. É Ele quem planta a vocação em nossos corações”, pontuou o neo-sacerdote.
A ordenação sacerdotal do padre Yago Waquim vai atender a uma necessidade pastoral do Santuário de Santa Cruz dos Milagres, na forania rural II. Conforme Dom Jacinto Brito, arcebispo de Teresina, iniciar o ano com duas ordenações de sacerdotes formados na Igreja de Teresina é uma convocação para que todo o Povo de Deus apoie as vocações com oração, amizade e também com ajuda financeira.
“Estou feliz de impor as mãos sobre mais um jovem que, como um filho, nasce do meu ministério nesses 10 anos de episcopado em Teresina. A alegria é maior quando somada ao fato de há dois meses ter completado 50 anos de sacerdócio. É uma alegria transmitir esse dom do ministério para ele que é um bom rapaz. Isso nos dá uma gratidão imensa”, disse o arcebispo.
A professora aposentada Maria do Amparo Waquim, madrinha do novo sacerdote, sempre buscou estar presente na vida do seu afilhado, que perdeu a mãe ainda na infância. Ela revelou que Yago sempre demonstrou o desejo de ser padre.
“Desde pequeno ele frequentava a minha casa e levava um terço, enquanto as outras gostavam de carrinhos ou de bola. Sempre fui uma madrinha presente e qualquer problema que ele tivesse eu ajudava, pois estou no lugar da mãezinha dele, minha comadre Edna, que está muito feliz onde quer que ela esteja. Jesus tem um seguidor que nasceu para amar e adorar o nosso Pai Celestial. Para nossa família é uma honra ter um representante de Jesus para cuidar de nós”, relatou a madrinha.
Segundo sacerdote ordenado em março de 2022
O padre Yago é o segundo sacerdote ordenado em março de 2022. No dia 19 de março, data em que a Igreja celebrou a Solenidade de São José, a Arquidiocese de Teresina acolheu o padre José Enéas, que também recebeu segundo grau do sacramento da Ordem pela imposição das mãos de Dom Jacinto Brito, em celebração eucarística realizada na Igreja de Nossa Senhora de Lourdes, no bairro Vermelha, forania Sul I.