Bispos das dioceses do Piauí se reuniram na tarde da última sexta-feira, dia 04 de março, para a bênção do novo anexo construído no Seminário Maior Sagrado Coração de Jesus, localizado no bairro Angelim. O ato foi presidido pelo arcebispo de Teresina, Dom Jacinto Brito, e contou também com a presença dos seminaristas do Regional NE IV da CNBB, padres, diáconos e benfeitores do seminário.
O novo anexo vai se chamar Dom Alfredo Schäffler, em homenagem ao bispo emérito de Parnaíba que foi um dos principais articuladores para a concretização desta nova construção. “Estamos aumentando a nossa capacidade de acolher mais gente, pois percebemos que a capacidade estava limitada. Já ajudei a construir mais de 30 igrejas, Carmelos e casas paroquiais, mas nunca coloquei meu nome, pois não me considero importante. Fico honrado, mas para mim o que importa são as pessoas que vão encher esse lugar com o espírito cristão”, disse Dom Alfredo.
O espaço conta com 28 novos apartamentos que deve acomodar bispos, padres e seminaristas, além dos alunos do curso de Mestrado do ICESPI, realizado em parceria com a Faculdade de Direito Canônico São Paulo Apóstolo. “É um momento de gratidão, é um momento de enaltecer a Deus porque este sonho se torna realidade. Pedimos a Nosso Senhor Jesus Cristo que os futuros ministros, reunidos em comunhão de vida e entregues aos estudos sagrados, possam receber aqui a formação necessária para exercer as tão importantes funções”, disse Dom Jacinto Brito durante a bênção do espaço inaugurado.
Conforme Marcelo Mascarenha, procurador do município de Teresina, que ajudou no processo de construção do espaço anexo, a entrega da obra representa um trabalho coletivo entre as autoridades civis municipais com a Igreja de Teresina.
“A providência divina sempre se faz presente em nossas vidas. Quando foi verificada uma dificuldade de se conseguir as licenças para o início das obras, o padre Aerton entrou em contato comigo, pois fui procurador do município e o processo estava comigo. Assim, pude acompanhar de perto, identificar os problemas existentes e saná-los”, relatou.
Para o padre Aerton Marcos, reitor do Seminário Maior, o novo espaço anexo é uma bonita resposta para o trabalho vocacional realizado no Piauí. “Cada vez mais recebemos vocacionados e precisamos proporcionar a acolhida física para estes jovens que querem trilhar o caminho do sacerdócio. Com essa estrutura conseguimos trazer de volta um antigo costume de acolher grupos que planejam se reunir para encontros fraternos e momentos de retiro aqui em Teresina”, finaliza.