Com o objetivo de dar continuidade ao itinerário formativo de discípulos missionários que vem sendo realizado ao longo dos últimos anos, a Comissão Arquidiocesana de Iniciação à Vida Cristã promoveu, entre os dias 28 a 30 de janeiro, o V Seminário de Iniciação à Vida Cristã.
A Iniciação à Vida Cristã é um processo de crescimento na fé de forma gradual e permanente, que vai se fortalecendo com o encontro pessoal com Jesus e o Evangelho. Nesta quinta edição do seminário, o evento foi dividido por foranias e contou com a assessoria do padre Thiago Faccini, que integra a Comissão Episcopal de Liturgia da CNBB.
“É fundamental para os nossos tempos, porque o mundo vem mudando e precisamos corresponder a essas novas exigências. O Papa Francisco há alguns meses instituiu o Ministério do Catequista, o que indicou que para transmitir a fé não basta boa vontade. É preciso ter conhecimento. E esses encontros ajudam a pensar além daquilo que tradicionalmente fazemos”, disse o padre Thiago Faccini.
O seminário é um fruto da parceria do trabalho das comissões de Catequese e Liturgia em prol da iniciação à vida cristã. Conforme o padre Edvaldo Barbosa, coordenador Arquidiocesano de Liturgia, esta parceria proporciona um trabalho de comunhão e de participação tanto de catequistas quanto de liturgistas na celebração da Obra de Deus.
“É importante ver a resposta para o trabalho que, sobretudo, a Comissão de Catequese propôs para articular e trazer a participação de nossas paróquias e de outras pessoas que livremente tomaram conhecimento, e vieram se fazer presente. Estamos muito felizes com essa grande participação”, disse.
Essa é a quinta edição do seminário que proporciona uma interação de religiosos e agentes de pastoral, catequistas, membros da Liturgia, da Pastoral do Batismo, Pastoral da Juventude e Pastoral Familiar. De acordo com Aldeci Dantas, que integra a Comissão Arquidiocesana de Catequese, com o passar das formações, mais paróquias da Arquidiocese de Teresina foram aderindo ao itinerário formativo.
“É um momento muito importante por integrar todos os agentes de pastorais que devem compor a iniciação à vida cristã. Ao longo desses cinco momentos aprofundamos o papel de cada pastoral e fazer com que cada um de nós se comprometa mais na missão de ser discípulo e missionário de Jesus Cristo”, explicou.
Para a professora Marli Gondim, que integra a Pastoral do Batismo da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, o conteúdo absorvido pelos agentes de pastorais vai ser multiplicado na vida de cada jovem que está sendo introduzido nos ensinamentos de Cristo. “Esse evento nos ensina que a liturgia é a base da catequese. Nos mostra a catequese a partir do rito. Precisamos compreender toda essa simbologia para uma melhor introdução à vida cristã e compreender o que estamos celebrando”, relatou.