Na noite deste domingo (19) a Igreja de Teresina viveu momentos de grande alegria com a celebração de reabertura da Capela Universitária São Paulo VI, localizada no bairro Cabral. Anteriormente conhecida como Capela do Meduna, o local voltou a acolher os fiéis para celebrações após um ano de reforma.
A solenidade foi presidida por Dom Jacinto Brito, arcebispo de Teresina, e contou com a benção do novo altar, onde vão ser realizadas as Celebrações Eucarísticas, e do novo ambão, onde será proclamada a Palavra de Deus, além dos demais espaços do templo. A Capela São Paulo VI será a única capela universitária no país sediada fora de uma universidade e será um importante local de evangelização junto aos jovens e universitários.
“Estou muito feliz e agradecido aos colaboradores que ajudaram para que esta capela fosse de fato o espaço para o encontro com Deus e com os irmãos. Memórias dos que frequentavam essa capela enquanto ela ainda era ativa possibilitaram que o novo momento dela pudesse ser implementado”, disse o arcebispo.
Um grande número de fiéis acompanhou o momento. Também marcaram presença membros da Pastoral Universitária, autoridades e a equipe de arquitetura e engenharia responsável pela execução da obra de restauração e readequação litúrgica do local.
“Foi uma reforma prazerosa e ao mesmo tempo desafiadora. Sinto-me extremamente abençoada por Deus por poder fazer parte dela. Foi prazerosa, porque pude unir meu amor à Igreja com a arquitetura e foi desafiadora pela falta de recursos, e ao mesmo tempo por saber de sua importância para a capital”, explicou a arquiteta Beatriz Chaves.
Conforme o engenheiro Fábio Costa, a ajuda da população foi fundamental para que o sonho da reforma da capela se tornasse possível. “Para a conclusão faltam apenas alguns detalhes muito simples. Coisas como um ou outra iluminaria, os bancos para acomodar os fiéis e a parte decorativa. Para funcionar a capela está apta e com fé em Deus essa semana já haverá missas”, disse.
A história da capela está ligada às memórias da publicitária Lícia Dutra. Para ela, a inauguração despertou muitos sentimentos positivos, pois seu avô participou da construção do local. “Meus avós foram velados aqui. Tenho tios que tiveram seus casamentos celebrados aqui e se Deus permitir, também vou ter a cerimônia do meu casamento celebrada aqui. Eu estou muito emocionada, pois é um lugar que frequento desde a minha infância”, relatou.
Ações para a restauração da Capela Universitária continuam
A comunidade ainda pode contribuir com a doação de recursos para ajudar no funcionamento da Capela Universitária São Paulo VI por meio da conta corrente no Banco do Brasil. AG. 3219-0 e C/C. 10563-5, ou do Pix: pastoraluniversitariateresinapiaui@outlook.com. Para doação de produtos ou materiais, a administração da capela disponibilizou o número (86) 9 9428-7769 para contato.
“A capela vai funcionar no domingo, terça, quarta, quinta, sexta e sábado. No domingo, as missas vão acontecer às 10h, que é o horário de funcionamento do shopping. Na segunda vamos ter um atendimento mais administrativo, mas nos outros dias teremos formações e encontros com o público universitário”, explicou o diácono Kleiton Fernandes, coordenador da Pastoral Universitária.