Neste domingo (12), dia em que foi celebrado o Terceiro Domingo do Advento, os seminaristas da Arquidiocese de Teresina, José Enéas e Yago Waquim, receberam o primeiro grau do Sacramento da Ordem pela imposição das mãos do arcebispo de Teresina, Dom Jacinto Brito. A celebração aconteceu na Catedral Nossa Senhora das Dores, no Centro da capital.
Agora os diáconos dão mais um passo rumo ao sacerdócio, sendo constituídos para o anúncio do Evangelho e a serviço da caridade. Conforme Dom Jacinto Brito, esse serviço de entrega aos irmãos por meio da Palavra, da assistência aos necessitados e da liturgia é essencial para a missão da Igreja.
“Nós estamos muito felizes por ver que estamos colocando a serviço da Igreja, pela imposição das mãos do bispo, dois jovens que nos dão esperança de serem realmente servidores do Povo de Deus, e não apenas usem uma estola a tiracolo em uma cerimônia. Isso anima para que outros leigos, padres e diáconos se sintam mais motivados para o serviço do Evangelho”, disse.
Os diáconos foram acompanhados do início até a entrega do primeiro grau do Sacramento da Ordem pelo padre Aerton Marcos. O recém-ordenado diácono, Yago Waquim, sentiu o despertar da vocação ainda na infância. E impulsionado pela vida comunitária na paróquia iniciou o seminário em 2014.
“Hoje firmamos nosso sim, a nossa entrega a Deus ao receber o ministério do Diaconato. Sou grato por tamanha graça que não é só para nós, mas, sobretudo para a Igreja particular de Teresina. Eu sei que é um dom e não um merecimento meu”, relatou.
A madrinha do mais novo diácono transitório esteve presente na celebração, representando a sua mãe, e externou sua emoção. “É uma felicidade imensa e hoje estou representando a querida mãe dele. A emoção se justifica, pois não são todos os jovens que querem se dedicar à missão de Deus. E meu afilhado desde muito novo mostrou que vai ser um grande sacerdote”, relatou a professora Maria do Amparo Waquim, madrinha do Yago Waquim.
Já para o diácono José Enéas, a cerimônia representa uma realização e a certeza de que está no caminho certo para atender ao chamado. “Desde pequeno senti essa vocação e quando a minha idade já permitia fiz todo o processo de ingresso no seminário e graças a Deus recebo a confirmação desse meu dom pela Igreja”, disse.