Para proporcionar uma maior inclusão das comunidades na realização de momentos celebrativos, a Comissão de Liturgia da Arquidiocese de Teresina lançou o folheto digital “Viver a Palavra”. O projeto foi idealizado com o intuito de compartilhar orientações para as comunidades que não possuem a presença de padres nas celebrações dominicais e para as famílias que desejarem realizar celebrações em casa.
Confira a primeira edição do folheto clicando neste link.
O rito presente no roteiro é fundamentado a partir dos documentos oficiais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para a celebração da Palavra de Deus, mas possui adaptações baseadas na realidade da Igreja Particular de Teresina. De acordo com o padre Antônio Diego, referencial para os Ministros da Palavra, o folheto será atualizado e divulgado de acordo com cada tempo litúrgico.
“A nossa Arquidiocese, ao perceber a ausência de padres aos domingos em muitas comunidades, e possuindo muitas celebrações da Palavra por meio de ministros e diáconos, decidiu criar um folheto com um rito litúrgico com um caráter mais diocesano. O rito litúrgico, claro, tem a sua própria forma, mas estamos adicionando orientações para que as comunidades vejam o nosso modo de ser”, explicou.
O folheto é um roteiro para que as famílias e as comunidades possam se guiar durante a oração. O material será disponibilizado e atualizado, em formato PDF, no site da Arquidiocese de Teresina. Para acessá-lo basta ir a dois locais fixos no site. O primeiro fica localizado na página inicial do site na guia “Comunicação” e em seguida clicando no link “Viver a Palavra”. Outra forma de acessar é indo até o canto inferior direito do site e procurar um tópico fixo também com o nome “Viver a Palavra”.
“Nós pensamos em uma parceria com a editora Nova Aliança e futuramente vai ser vendido por um valor simbólico. Nesse momento, ele vai estar disponível apenas no formato digital, mas futuramente as pessoas poderão ir até a editora para fazer a aquisição”, concluiu o padre, que também é pároco da Paróquia Imaculada Conceição de Maria, na forania sudeste.