A igreja Matriz de Nossa Senhora do Ó e Conceição, localizada no município de Valença (PI), concluiu sua ampla reforma. Agora, o local conta com novo teto, novas pinturas no altar central e lateral, novo altar, novo ambão, nova iluminação e o mais esperado pelo povo valenciano: a construção de sua segunda torre.
“O sentimento que fica é de gratidão, pois após dois anos e meio de obra, conseguimos entregá-la à comunidade. Fica o sentimento de gratidão a Deus, e ao povo que colaborou esses dias com campanha de doação, dízimo e mobilização, que foram importantes pra conseguir trabalhar e finalizar a reforma”, declara o padre Klebert, pároco.
A celebração de entrega da reforma e dedicação da igreja aconteceu no sábado, 18 de janeiro, contou com a participação do Arcebispo de Teresina Dom Jacinto Brito, padres, diáconos e toda comunidade que seguiu em procissão até o patamar da igreja matriz onde foi realizado o corte da fita inaugural. A abertura da porta principal foi feita pelo Arcebispo, que convidou o povo para adentrar o templo enquanto aspergia as paredes, o altar e os fiéis.
A aspersão de água benta, a unção do altar e das cruzes, o incenso que queima, a vela acesa, são ritos que servem para lembrar aos fiéis que todos são templos do Senhor, ungidos e iluminados para ser luz no mundo. O ponto alto da consagração é a oração de dedicação.
Durante a homilia, o Dom Jacinto refletiu o marco histórico que a dedicação representa para a paróquia e o empenho do pároco Klebert Viana em conjunto com a comunidade na realização do serviço na matriz, onde descreveu sua satisfação em presidir a solenidade citando o livro de salmos 122:1, “Alegrei-me quando me disseram: vamos à casa do Senhor”.
Na ocasião a igreja matriz de Nossa Senhora do Ó foi presenteada com a relíquia do Santo Papa Pio X (partes dos restos mortais). A deposição de relíquias no altar recorda a doação e entrega dos santos como resposta ao amor divino.
Reforma e dedicação
A Solenidade de Dedicação é um ritual que concretiza o fim da construção de uma igreja e o início de sua vida para realização de celebrações. Como não há registros que a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Ó e Conceição tenha sido dedicada na sua inauguração em 18 de dezembro de 1898, após a finalização dessa segunda reforma realizou-se o rito solene.
Após a procissão de entrada realizada no ultimo sábado (18), o historiador Antônio José Mambenga, foi convidado a contar os momentos importantes que a paróquia já vivenciou. Ao fim, Dom Jacinto acrescenta que a dedicação da matriz agora também passa a fazer parte da história da igreja e da comunidade.