Anualmente, as irmãs da Fraternidade dos Pobres de Jesus Cristo (Fraternidade Missionária O Caminho) renovam os votos de pobreza, obediência, castidade e total disponibilidade, entendidos na Congregação como os primeiros votos ou votos simples. Após dez anos renovando os votos simples, as irmãs professam os votos solenes. “Que assim serão perpétuos. Para nós a renovação dos votos, é um compromisso com Deus com a igreja e com o carisma das pobres de Jesus Cristo, no qual nos consagramos inteiramente a serviço dos pobres nos seus múltiplos rostos, é uma ousada pretensão de ter Jesus todo e toda de Jesus.”, declara a irmã Helys Cristina, membro da Fraternidade.
Para continuar a devoção e missão em Teresina, na noite da última segunda-feira (06) oito irmãs da Fraternidade renovaram os primeiros votos (ou votos simples). A solenidade foi presidida pelo Arcebispo de Teresina, Dom Jacinto Brito, que destacou a humildade no servir da Fraternidade.
“A fraternidade das irmãs dos pobres olha, sem dúvida, para a humildade do presépio, com ícone para sua vida cristã, o despojamento, o desapego e a grande missão da humildade, do grande que se faz pequeno”, pontuou durante homilia da celebração que ocorreu na igreja de São José Operário (Vila operária).
A Fraternidade dos Pobres de Jesus Cristo foi fundada em 2001 pelo Pe. Gilson Sobreiro e tem como resumo do seu carisma a frase “Jesus todo e todo de Jesus”. São homens e mulheres que vivem em comunidade com a missão de cuidar dos pobres nos seus mais diferentes rostos. Como crêem em uma vida consagrada, o carisma adotado pela Fraternidade pede que suas casas seja a casa dos pobres. Ao lado deles, compartilham a vida comunitária, as tarefas diárias, a oração, a mesa da comida e da Eucaristia.
Por Flalrreta Alves