Para celebrar o Dia Nacional da Juventude (DNJ), no último domingo (29), os jovens da Arquidiocese de Teresina dividiram-se em foranias e realizaram ações sociais junto à sociedade.
“DNJ é um dia em que os jovens do Brasil param suas atividades e se dedicam a algum movimento. Geralmente, nos reuníamos em igrejas e escolas para um momento de diversão. Esse ano, o setor de juventude da Arquidiocese optou por fazer um DNJ diferente, inseridos no tema Juventude e Politicas Públicas e, divididos por foranias. Fizemos uma ação social simultânea, celebrando um dia de juventude que olha e percebe o outro para ajudar, sendo aquele jovem que Jesus orienta a não se contentar com o mínimo, e se dedicar a fazer o máximo para ajudar”, explica padre Isaías Pereira, padre referencial para a juventude na Arquidiocese.
A forania Leste realizou um encontro com os venezuelanos no galpão do Movimento Pela Paz na Periferia (MP3), localizado na zona Norte, incluindo doações de insumos para manutenção do local, além de brincadeiras e orações. “O objetivo era fazer com que eles se sentissem acolhidos, sabendo que tem gente com quem eles podem contar e que não estão sozinhos aqui, pois tem gente disposta a abraçar e cuidar”, declara Tainá Tavares, da pastoral da Juventude.
A forania Norte realizou um momento de valorização pela vida com um abraço coletivo durante a celebração da santa missa, junto à comunidade na Paróquia São Paulo (Buenos Aires). O objetivo foi de estimular para o acolhimento e convivência em família e amigos, fortalecendo a importância do diálogo e fraternidade.
“Realizar o DNJ promove a saída da zona de conforto, a indignação pelas vidas que não possuem todos os seus direitos garantidos e todas as situações de exclusão, mas também chama a juventude a se unir, com suas identidades e modos de agir, numa causa só, na construção do reino. Os trabalhos desenvolvidos caminharam para esse sentido de ir ao encontro, de agir nessa construção da civilização do amor”, pontua André Luiz, coordenador arquidiocesano da Pastoral da Juventude.
Até dia 27 de outubro de 2019, jovens de todo o país são convidados a celebrar o Dia Nacional da Juventude (DNJ), momento de comunhão e testemunho do Cristo Vivo entre os jovens. O DNJ para esse ano tem como tema “Juventude e Políticas Públicas: uma história nos chama à civilização amor” e lema “Em vim para que todos tenham vida” (Jo 10,10), em comunhão com a Campanha da Fraternidade: “Fraternidade e Políticas Públicas” e o lema “Serás libertado pelo direito e pela Justiça” (Is 1,27).
Por Flalrreta Alves