Em 2019 o Movimento da Renovação Carismática Católica (RCC) celebra 50 anos. Para comemorar a data, a RCC do Piauí está com uma programação intensa que pretende reunir todos os grupos e paróquias da Igreja particular de Teresina para participar.
“Nesse momento celebrativo queremos unir todos os grupos de oração da Arquidiocese. Convidamos os grupos, pastorais, movimentos, padres, diáconos, leigos, e todos que formam nossa Igreja Católica, para juntos celebramos os 50 anos de um movimento que está no Brasil, sendo um grande instrumento de Deus para a evangelização, e transformando muitas vidas através dessa vivência e perseverança na vida de oração”, comenta Hedina Moraes, coordenadora Arquidiocesana da RCC Teresina.
A programação inclui louvor, oração, consagração, missa, pregação e homenagens. Confira:
RCC em Teresina
A Renovação Carismática Católica (RCC) tem como marco histórico um retiro realizado em fevereiro de 1967 com alguns estudantes da Universidade de Duquesne, em Pittsburg, estado da Pensilvânia, EUA.
No Brasil, a RCC chegou em 1969, com os missionários jesuítas norte-americanos Haroldo Joseph Rahm e Eduardo Dougherty. Da cidade de Campinas-SP, o movimento espalhou-se mediante um sistema de difusão espontâneo.
No Piauí, os primeiros rumores da espiritualidade carismática surgiu ainda na década de 1970, com Pe. Alfredo Schäffler, hoje bispo emérito da Diocese de Parnaíba. No entanto, a RCC, como movimento organizado em Teresina, está relacionado às religiosas, responsáveis pelo tradicional Colégio Sagrado Coração de Jesus, “Colégio das Irmãs”, localizado na avenida Frei Serafim, centro da cidade de Teresina. As sementes datam do ano de 1980, com a religiosa Irmã Maria Teresa Gonçalves a Teresina, onde ficou encarregada de um grupo de evangelização, e semanalmente realizava encontros de oração nas casas das famílias nas imediações entre o Colégio das Irmãs, Igrejas São Benedito e Catedral Nossa Senhora das Dores. Esse primeiro Grupo de Oração chamava-se “Santa Catarina de Sena”, por causa da Congregação das Irmãs e reunia-se todas as quintas feiras, às 19 h.
Atualmente, a RCC no Piauí atua as oito Dioceses do Estado. Sendo em Teresina a Sede do Movimento, localizada na “Casa de Maria” (Praça São José, 1487- Vila Operária).
Por Flalrreta Alves