Reunidos como Igreja na espera do Cristo que vem, a família Arquidiocesana de Teresina vivenciou neste 3º domingo do Advento (16/12), a ordenação diaconal de mais dois de seus filhos. O Santuário de Santa Cruz dos Milagres, localizado na cidade de mesmo nome, há quase 200 km da capital, Teresina, sediou a celebração que foi presidida por Dom Jacinto Brito. Foram ordenados diáconos transitórios os seminaristas Diego Silva e Francisco Aquino.
Em sua homilia o arcebispo destacou a importância da realização das ordenações no Santuário. O local, considerado por Dom Jacinto como o “segundo pulmão da arquidiocese de Teresina” foi cenário, pela primeira vez, de uma solenidade como essa. “O Santuário da Santa Cruz é um lugar onde sentimos a presença palpitante da arquidiocese, um local de comunhão com Deus onde o espírito de oração encontra espaço propicio para ser vivenciado, por isso privilegiamos este lugar como forma de expor essa benção de Deus que é a graça das vocações crescerem e se multiplicarem em nossa arquidiocese”, pontuou o arcebispo.
Tendo escolhido como tema da ordenação “servi ao Senhor com Alegria” (Sl 99,2b) os agora diáconos expressam a sua felicidade em receber, em data tão significativa, o primeiro grau do Sacramento da Ordem. “Nossa felicidade transborda, por que é uma longa caminhada de preparação para chegar onde estou hoje, por isso, cheio de alegria me coloco a serviço da igreja para que onde Ela me enviar eu possa estar dizendo eis-me aqui”, afirmou o diácono Francisco Aquino.
“Hoje esta sendo um dia feliz para mim; o coração pulsa mais forte por que sinto que realmente Deus me chamou para a vida consagrada. Peço ao povo orações e ajuda para que possamos ser bons diáconos e corresponder ao oficio do diaconato que é servir com amor aos pobres e as necessidades da Igreja”, assinalou o diácono Diogo Silva.
A solenidade, que marca a abertura da fase de preparação para a ordenação presbiteral dos dois jovens diáconos, contou com a participação de um grande número de padres do clero de Teresina bem como de uma multidão de fieis vindos de varias regiões do Piauí e de estados vizinhos como Maranhão e Ceará. Com as duas ordenações deste domingo a arquidiocese de Teresina possuí agora três diáconos transitórios que serão elevados a dignidades de presbíteros em 2019.
Por Tarcísio Oliveira/ Pascom Arquidiocesana