A Fundação Nossa Senhora da Paz convida toda a comunidade para participar de uma importante homenagem ao primeiro pároco da Paróquia Santuário Nossa Senhora da Paz (Forania Sul I), padre Pedro Balzi (in memoriam). Dia 21 de dezembro será inaugurado, na capela da Via Sacra (que passou por reforma), onde ficam localizados os restos mortais do sacerdote, um museu (Memorial) que vai abrigar pertences daquele que foi pioneiro nos trabalhos de evangelização da comunidade (região da Vila da Paz).
Se vivo estivesse, padre Pedro Balzi estaria completando nesta mesma data 92 anos: “Esse também é o dia de aniversário natalício do inesquecível padre Pedro. Portanto, dia de alegria. Dia de agradecer por tudo que este filho de Deus fez por nossa Igreja. Nada mais justo que compartilharmos com a comunidade as suas memórias. No local estarão expostos objetos que pertenceram ao padre como cálice, estola, alfaias, túnica, enfim, objetos de bastante significado e que foram companhia na caminhada desse homem santo”, destaca Antônio Barbosa, pároco da Paróquia Santuário Nossa Senhora da Paz.
A iniciativa é da Fundação Nossa Senhora da Paz que administra o espaço. Na capela já são realizadas com frequência missas e celebrações. O local abriga cerca de 100 pessoas e agora passa a contar com o memorial. “A Capela fica na Rua Piracuruca, ao lado da praça das missões. Fica o convite para vivenciar esse momento, pois ele também integra o calendário festivo da paróquia que esse ano completa trinta anos”, explica o padre Antônio Barbosa.
Dia 21 de dezembro também se comemora o Dia da Caridade e de acordo com o padre Antônio Babosa, essa é uma feliz motivação, já que padre Pedro Balzi era espelho desse gesto misericordioso. “A nossa comunidade carrega os traços de muita fé plantados por esse homem que foi incansável na busca de conquistas para a Vila da Paz. Quando começaram as invasões por essas terras, padre Pedro Balzi ergueu uma barraca e assumiu essa luta junto com o povo. Além de ser sinal de Deus, foi amigo fiel na busca por melhorias. Padre pedro Balzi faleceu no ano de 2009 e é exemplo de caridade. Esse memorial faz jus a todos os trabalhos de evangelização que ele realizou”, enaltece o sacerdote.
A programação para a data de inauguração do museu vai começar às 6h da manhã com uma missa que será presidida pelo padre Igor Torres, filho da comunidade e fruto do legado do Padre Pedro Balzi. Às 8h acontece a inauguração de uma placa em homenagem ao sacerdote. Logo após, segue as homenagens a colaboradores com o devido reconhecimento pelos trabalhos prestados junto a comunidade. Às 10h está previsto um show cultural com Joselan e Banda. Ao meio dia (12h) terá sorteio de brindes encerrando a manhã de comemoração.
Por Vera Alice Brandão