Uma multidão de fiéis se reuniu na tarde do dia 04 de outubro para celebrar um dos santos mais queridos na Igreja, popularmente conhecido como pai dos pobres. Devotos de São Francisco de Assis relembraram a trajetória do homem que renunciou à riqueza para seguir a Deus. O padroeiro dos animais foi homenageado com missas, novenas e procissões em diversas paróquias da Arquidiocese.
Na Paróquia Santuário São Francisco de Assis, localizada no bairro Dirceu I, Forania Sudeste, a data marcou o encerramento dos festejos que começaram ainda em setembro, com a realização da procissão pelas ruas do bairro. A imagem em um carro foi seguida por centenas de fiéis, reforçando a devoção daquele que acreditava que para o cristão viver o real significado do Evangelho, deveria abdicar de todos os confortos e seguir à risca a vida de Jesus Cristo. De acordo com o Vigário Paroquial do Santuário, padre José Antônio de Araújo Neves (padre Jaan), é importante observar os ensinamentos deixados pelo santo que pregava a humildade e o amor ao próximo. “Nós devemos aprender com esse amor que ele pregou entre as pessoas, viver a fraternidade e a comunhão. Ele nos ensina que tudo aquilo que nós recebemos de Deus, devemos compartilhar com os mais necessitados”, afirma.
Francisca Oliveira é devota de São Francisco e afirma que todos os anos participa da procissão em honra a ele. “Quando vai chegando perto do dia 04 já começo a ser tomada pela alegria. É um momento de conversão, de agradecer o que ele faz por nós. Sinto-me feliz e mais feliz quando o dia chega. Na verdade eu me sinto no céu. Chego a chorar de emoção. E as vestes marrons são para agradecer por todas as graças recebidas”, diz a paroquiana.
Com velas, terços ou a imagem do santo nas mãos, muitos também optaram por fazer o percurso descalços, pagando suas promessas. Francisco José é servidor público e revela que todo ano está presente na procissão para agradecer uma graça. “Esse é um momento de fé, de glória. O restabelecimento da saúde é a benção que recebi e sinto nessa procissão o sentimento do dever cumprido com a minha fé”, revela.
Segundo o padre José Antônio, São Francisco de Assis mora no coração do povo porque é exemplo de humildade e seguimento de Jesus. “A cada ano essa fé se multiplica. E o mais importante é se perguntar o porquê disso. São Francisco era amante do Evangelho. E quem é o Evangelho? É Jesus Cristo. E na pessoa do mais humilde ele via Jesus. E essa fé se renova porque não é moda. São Francisco não passa. Ele abraçou a Palavra e a Palavra não passa. Hoje é um dia da prova que a humanidade tem sede de Deus”, reforça o sacerdote.
Dom Jacinto Brito presidiu missa na Paróquia São Francisco de Assis, no bairro Cidade Nova (Forania Sul I). Após a missa, fiéis da comunidade seguiram em procissão pelas ruas do bairro. O auxiliar de escritório Marcelo Rodrigues foi para a procissão com o filho de dois anos, batizado com o nome do santo. Uma forma que encontrou para agradecer pela saúde e vida da criança. “Eu gostaria que a gente continuasse nesse esforço e nessa boa vontade de participação, para que assim, como os santos, nós possamos viver uma experiência ímpar de se aprofundar em Jesus e vejo que estamos indo nesse caminho, graças a Deus. A saúde do meu filho me trouxe e me aproximou de São Francisco. Sou grato ao nosso Senhor que ouve nosso clamor a São Francisco de Assis”, disse.
E ao encerrar a procissão, o sentimento de fortalecimento da fé e devoção contagiava os participantes que, em mais um ano, celebraram o santo que deixou um legado de esperança por um mundo mais fraterno.
Com informações de Rodrigo Carvalho
Por Vera Alice Brandão