Foi no ano de 1917 que a Paróquia de São Benedito foi instalada em Teresina. A igreja recebeu o nome do padroeiro dos negros por terem sido eles os responsáveis pela construção do templo. E passados tantos anos, a Igreja de São Benedito se prepara agora em 2017 para vivenciar uma programação especial: o centenário paroquial com a temática “São Benedito aprende com Maria a fazer tudo que Jesus mandar”.
Administrada pelos capuchinhos desde 1932, foi Frei Serafim, inicialmente contratado para construir a Igreja de Nossa Senhora das Dores, o responsável pela obra e por toda a arquitetura do prédio que permaneceu como capela da paróquia do Amparo até 1917, como revela o Frei Edmilson Vieira, hoje pároco da Igreja.
“Frei Serafim foi chamado para construir a Igreja das Dores. Por conta de outras demandas chegou depois de seis anos e o prédio já estava pronto. Ele então foi convidado pela associação dos negros , que já existia em Parnaíba e em Oeiras, para construir a Igreja de São Benedito. Foi assim que nós ganhamos essa bela joia que se tornou paróquia em 23 de dezembro de 1917”, explica o frei Edmilson.
A programação referente ao centenário iniciou no último domingo (12) com uma novena mensal que segue até novembro, sempre no segundo domingo de cada mês. “A paróquia vai se movimentar através de visitas missionárias, promoções de momentos de oração e comemorações diversificadas para concluir o nono mês, ou seja, a nona novena que vai ser em novembro. E no dia 23 de dezembro é data maior do centenário”, convoca.
Vale lembrar que a Igreja em 2016 teve uma intercorrência, o que provocou o fechamento da casa para missas e demais encontros com a presença do público. Com a queda de um dos elementos que adorna a torre foi necessário o fechamento do local “e então este reparo foi feito e agora como esta Igreja é um templo tutelado por muitos órgãos, o processo requer aprovações para sua reabertura e esperamos que logo tenha condições de sediar novamente atividades no seu interior para que possamos celebrar com o povo de Deus”, torce Frei Edmilson que reforça o convite: “A cidade inteira é convidada para se fazer presente e participar do centenário”, que ocorre na quadra do Colégio Sinopse.
Com informações de Josiane Sousa
Por Vera Alice Brandão