“Eu tenho uma plantinha em casa e minha mãe me ajuda todos os dias a regá-la. Ela já deu uma flor bem bonita.” A frase singela é de Iasmin Dias que tem apenas 4 anos de idade mas já no seio familiar encontra a educação e as orientações para zelar pela natureza. A criança participou no último sábado (04 de março) do lançamento oficial da Campanha da Fraternidade 2017. O evento foi uma realização da Arquidiocese de Teresina e reuniu padres, fiéis e autoridades.
Dona Maria de Jesus é paroquiana da Paróquia São Pedro Apóstolo e afirma que esse apoio à inciativa da Igreja ajuda a sociedade a ter mais consciência do seu papel na defesa do meio ambiente. “Se não assumirmos essa missão quem vai? Indagou e ainda continuou: “somos responsáveis pela defesa da vida. Se não cuidarmos não teremos mais fontes de vida importantes para nossa sobrevivência”, alertou a aposentada.
Dom Jacinto Brito participou da abertura solene da campanha e reforçou em sua fala que “a campanha da fraternidade já é por 54 anos um tempo forte de conscientização, mais não uma conscientização meramente biológica, por isso ela é colocada pela Igreja Católica no período da quaresma onde concentramos nossa meditação, nossa oração, nossa reflexão, nossa partilha com os outros para que tenham essa causa em comum”, disse.
A programação foi repleta de atrações artísticas e culturais. O balé de Teresina apresentou um trecho de um espetáculo premiado nacionalmente, seguido de uma encenação do grupo de Teatro da Paróquia São Pedro Apóstolo que deixou a mensagem de defesa da natureza ao público presente sob muitas palmas.
Esse ano a temática da Campanha é “Fraternidade: Biomas brasileiros e defesa da vida”, e o lema “Cultivar e guardar a criação” (Gn 2,15). De acordo com o coordenador em nível Arquidiocesano, padre Leonildo Campelo, trata-se de uma mensagem que invoca a sociedade para dar as mãos em defesa da vida. “A Campanha da Fraternidade é um grande instrumento para desenvolver o espírito quaresmal de conversão, renovação interior e ação comunitária, como a verdadeira penitência que Deus quer de nós em preparação à Páscoa. É momento de conversão, de prática de gestos concretos de fraternidade, de exercício de uma verdadeira pastoral de conjunto em prol da transformação de situações injustas e não cristãs”, enfatizou.
Encerrando a programação, o público presente contou com a animação do padre Jardel e a banda mais Fides. A atração católica sacudiu a arquibancada de expectadores que, mesmo com a chuva, acompanhou o show até o final.
Por Vera Alice Brandão/ Fotos: Renato Bezerra