A mais nova Área Pastoral da Igreja em Teresina foi instalada no último domingo (05) e integra sete comunidades (que antes pertenciam à paróquia Santo Inácio de Loiola). A instalação da Área Pastoral Beato Paulo VI foi marcada por missa presidida pelo arcebispo Dom Jacinto Brito e marcou a posse canônica do padre Amadeu Matias que terá a missão de coordenar a ação missionária no bairro Mirante dos Morros.
A solene Celebração Eucarística foi na Igreja Nossa Senhora das Cadeias e contou com a presença de fiéis da própria área pastoral e representantes das diversas comunidades. A iniciativa tem a finalidade de contribuir para a caminhada de evangelização naquela região, como afirma o padre Amadeu, responsável por conduzir a missão na área pastoral.
“A nossa motivação e sentimento é de quem quer ser fiel ao Evangelho e aos tempos que estamos vivendo. Somos chamados a ser uma Igreja em saída e estar no meio das comunidades mais simples. Esse é um sinal de que a arquidiocese compreende esse novo tempo e procura responder a esses novos desafios. Sinto-me contente e espero, com a graça de Deus e com o apoio dos leigos da forania leste, levar adiante essas atividades. Desde quando passei a conhecer a área que sinto uma catequese viva, uma animação da juventude e a presença missionária atuante”, comemora.
Vale explicar que uma área pastoral é um setor da Diocese que está confiado a um padre, mas não tem um estatuto canônico para funcionar como paróquia. É como uma paróquia em preparação. Pode também ser conduzida por um leigo ou religioso, como explica Dom Jacinto. “Como a paróquia do Satélite é grande seria natural que ela fosse de forma oportuna, dividida a fim de que fosse mais bem cuidada. Portanto, ao invés de centralizar , precisamos ir ao encontro. Ter esse espírito missionário de ir onde as pessoas estão é o que buscamos e confirmamos hoje com a instalação dessa Área Pastoral Missionária, reforça o arcebispo.
Para José Maria, integrante da equipe de animação litúrgica e catequese na área pastoral, há uma alegria na comunidade que hoje compreende a necessidade de uma nova área. “Esse cordão umbilical sendo cortado significa o acolhimento de um pastor. A comunidade disse sim e se fez presente neste importante momento de fé. Essa é a prova de que os fiéis e a comunidade como um todo vão fazer parte desse elo”, acredita.
A Área Pastoral Beato Paulo VI é composta de sete comunidades sendo elas: Comunidade Nossa Senhora das Candeias, Santa Rita, Imaculado Coração de Maria, São José, Santo Antônio, São Francisco e Santa Luzia.
Com informações de Josiane Sousa
Por Vera Alice Brandão