O Papa Francisco, durante as catequeses sobre a família, há pouco mais de um ano, ao falar sobre o matrimônio nos revelou que ‘não é simplesmente uma cerimônia que se faz na igreja, com flores, roupas, fotos. O matrimônio cristão é um sacramento que se realiza na Igreja e que também faz a Igreja, dando início a uma nova comunidade familiar’.
Neste caminho, a Pastoral Familiar da Arquidiocese de Teresina, em comunhão com o Setor Família, se preocupa em propiciar este bom andamento para os que decidem pela vida a dois. A coordenação preparou um calendário arquidiocesano anual de ‘Preparação para o Matrimônio’.
O folheto contém todas as datas referentes à Preparação para a Vida Matrimonial, de forma que é direcionado ao Pré-Matrimônio e aos Casos Especiais. Máscio Matos, coordena a Pastoral Familiar, e explica como foi pensado o material que já está disponível em todas as paróquias.
“Cada paróquia tem seu próprio calendário de ações e encontros, assim, unimos todas essas datas, tanto do pré-matrimônio como dos casos especiais, que compreende aqueles casais que já têm uma vivência a dois ou os que são casados apenas no civil. Dessa forma, unir estas informações facilitará aos que procuram fazer estes encontros essenciais para aderirem ao sacramento matrimonial”, comenta.
A partir da disponibilidade deste calendário em todas as paróquias, os interessados terão mais facilidade de encontrar as datas e Igrejas que realizarão o encontro. No entanto, o coordenador ressalta algo que merece atenção por parte dos noivos. “É importante lembrar que quando se decide viver uma união, a primeira coisa a se fazer é buscar a Igreja, acertar tudo isso, as datas, o encontro de preparação. Só após estas definições, é hora de partir para arrumar as demais coisas como a festa, roupas e etc.”, pontua Máscio.
Peregrinação da Pastoral Familiar
No próximo sábado (14) a Pastoral Familiar se unirá a todos aqueles que integram o serviço em uma Peregrinação rumo à Porta Santa do Ano da Misericórdia. O percurso inicia na Igreja de Nossa Senhora do Amparo em direção à Catedral de Nossa Senhora das Dores.
“O convite é que todos participem deste momento de oração e entrega à misericórdia de Deus. É importante que os membros da Pastoral Familiar estejam nesta peregrinação”, convoca o coordenador da Pastoral.
Durante a missa, que inicia às 17h, será realizada a benção da imagem da Sagrada Família que fará peregrinação por todas as paróquias da Arquidiocese de Teresina