“Migração e Ecologia”. Este o tema da 23ª Semana do Migrante no Piauí, que acontece entre os dias 12 e 19 de junho, na Arquidiocese de Teresina, sendo realizada pela Pastoral do Migrante. Dentro deste tema, a organização trabalhará o lema: “O grito que vem da terra”.
A programação inicia com a Caminhada da Fraternidade, no dia 12, seguida de missa no Santuário São Francisco de Assis, no Dirceu, que será presidida por Dom Jacinto Brito. A semana voltará suas ações em comunhão com a Campanha da Fraternidade na convocação feita ao cuidado com a casa comum. A Ir. Darcila Antoniolli, coordenadora da Pastoral do Migrante, destaca que o objetivo do evento é dar mais visibilidade às ações pastorais do grupo.
“A 23ª Semana do Migrante, é realizada sempre na terceira semana que antecede o dia 25 de junho, quando celebramos o dia do Migrante. Nosso objetivo é dar visibilidade ao serviço ofertado pela Pastoral no que diz respeito à migração. Nada mais justo do que apresentarmos a situação da migração que acontece hoje em dia, sobre todas as formas de migração forçada, por questões políticas e/ou religiosas”, esclarece.
O evento segue com várias atividades integrativas: missa com os caminhoneiros, espiritualidade, encontros formativos sobre Migração e Ecologia e missões em parceria com a Cáritas Regional.
Programação:
01.06 – Missa e Café-da-manhã – Centro Pastoral do Paulo VI.
12.06 – Caminhada da Fraternidade
14.06 – Missa com Caminhoneiros
15.06 – Espiritualidade do Migrante
16.06 – Encontro Formativo
17 e 18.06 – Missão em Nazária
18.06 – Missa na Comunidade São Sebastião e Festa Junina
19.06 – Missa de Encerramento – Nazária