A Campanha da Fraternidade é uma iniciativa realizada anualmente pela Igreja Católica, sempre no período da Quaresma. O objetivo é despertar a solidariedade dos seus fiéis e da sociedade em relação a um problema concreto buscando caminhos de solução. E como resposta a esse convite, a comunidade da Paróquia Santuário Nossa Senhora da Paz promoveu um dia de limpeza pelas ruas da Vila Da Paz, localizada na zona Sul de Teresina.
A manhã do domingo (13) foi um momento de cidadania. Com enxadas, pás e vassouras os moradores capinaram vias e retiraram entulhos das ruas e calçadas. O padre Antônio Barbosa também participou da iniciativa e colaborou ao lado dos paroquianos. “Essa é uma maneira de concretizar o que estamos falando. O objetivo principal é despertar a consciência humana que deve zelar pelo meio ambiente e pela natureza que é o lugar comum onde vivemos afinal nós somos responsáveis”, reforça.

A cada ano é escolhido um tema para orientar os fiéis quanto à missão da Campanha. A intenção é que seja definida uma realidade concreta a ser transformada. Por isso a CF é especialmente manifestada na evangelização libertadora, a partir de temas específicos, tratados à luz do projeto de Deus. Esse ano a Campanha da Fraternidade tem como temática “Casa comum, nossa responsabilidade” e lema “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca”.
Assim, influenciados por essa temática o Padre Antônio Barbosa ressalta que uma ação coletiva atende as orientações e reflexões da Campanha, mas também mostra o perfil da paróquia. Formada por moradores que “vivenciam a vida em fraternidade, com base na justiça e no amor, que são exigências centrais do Evangelho”, evidencia.
Ainda de acordo com o pároco, o gesto concreto serve de exemplo para renovar a consciência da responsabilidade de todos pela ação da Igreja Católica “na evangelização e na promoção humana, tendo em vista uma sociedade justa e solidária” finaliza.
Por Vera Alice Brandão