Os jovens da comunidade que integra a Igreja de Nossa Senhora Aparecida promovem há 5 anos o espetáculo da Paixão de Cristo pelas ruas do bairros Três Andares e Cristo Rei, localizados na zona sul da capital. O momento fraterno é uma boa opção religiosa para os cristãos que decidem passar o período da Semana Santa em Teresina. Neste ano, entre atores e figurantes, o espetáculo contará com a participação de 30 pessoas que estão envolvidas direta ou indiretamente com a encenação do espetáculo.
A apresentação será encenada dia 25 de março, sexta-feira santa, a partir das 15h, após a celebração de adoração à Santa Cruz na Igreja Matriz. O padre Gilberto Freitas conduzirá o momento que terá como destino final a Igreja de Nossa Senhora Aparecida. De acordo com André Damasceno, que no espetáculo têm a missão de encenar Jesus Cristo, a cena mais emocionante da Via Sacra é a crucificação de Cristo. “Esse é o momento de maior emoção não só para mim, mas para o público. Carrego uma cruz de verdade que se aproxima dos 2m de altura e no momento da agressão não há alívio. O sofrimento é verdadeiro. As chicotadas não são uma simulação. Mas nem de longe nós nos aproximamos do sofrimento de Cristo que morreu para nos salvar e essa é a grande lição”, reflete.
Com 27 anos e casado, André explica que o figurino é produzido pelos próprios jovens, mas membros da comunidade se sensibilizam e contribuem com o que podem. “São 14 cenas, pois como não encenamos a ressurreição, já que cumprimos apenas com o que ocorreu até a sexta-feira santa, a produção precisa recorrer ao apoio de terceiros, mas no final percebemos a satisfação do público que demonstra muito respeito e admiração pelo nosso esforço”, comemora.
A Encenação narra as últimas horas de Jesus Cristo, desde o momento em que o filho de Deus se põe a rezar no Horto das Oliveiras até a fase em que é levado ao sepulcro. Baseada nas Escrituras e em filmes, a encenação traz, além do teatro, breves reflexões e músicas que fazem os expectadores se colocarem em oração e refletirem sobre a via dolorosa de Jesus.
De acordo com André o espetáculo da Paixão de Cristo também tem o objetivo de evangelizar “e levar o amor de Deus através da arte. Por este motivo, a encenação é sempre realizada na rua, para que qualquer pessoa que esteja passando, de alguma forma se sinta tocada e lembre que fomos salvos pela morte e ressureição de Cristo”, finaliza.
Por Vera Alice Brandão