O Encontro Estadual de Formação da Renovação Carismática Católica será realizado nesse fim de semana (dias 12 e 13 de março). A organização espera reunir mais de 1500 pessoas na sede do Premem-Sul, localizado no bairro Monte Castelo. A formação terá como convidado especial, Fabiano Machado, coordenador estadual do Ministério de Fé e Política da RCC do Rio de Janeiro. Com o tema “Sede misericordiosos como vosso Pai é misericordioso” o início da programação do encontro está marcado para as 7:30h da manhã de sábado.
De acordo com a organização o momento deve reunir representantes das 8 dioceses e da Arquidiocese de Teresina. O público da formação são lideranças e membros da RCC. Para Nilde Abreu, presidente da RCC estadual “esse é um momento de unidade das ações, amadurecimento espiritual e que visa contribuir para a formação de pessoas que se sintam chamados pelo Pai. É o momento de assumir o compromisso com a evangelização que é a maior missão da nossa Igreja”, reforça.
O encontro que é anual abre espaço ainda para que os representantes das dioceses tenham a oportunidade de explanar as ações realizadas em nível regional. O cenário possibilita a troca de experiências entre os membros do movimento RCC e formaliza as ações a serem realizadas no ano corrente. “Vale ressaltar que é um movimento que abre as portas para todos os irmãos que buscam o Pai e não há necessidade de uma caminhada posterior no movimento. O que queremos é o sim para o chamado do Pai. Porque após conhecer a Palavra é natural o fortalecimento da caminhada”, explica Nilde.
Para o padre Adão Cruz, assessor do movimento, após um encontro como esse quem ganha são as paróquias. “Devolvemos aos grupos de oração pessoas melhores no sentido de oração e intimidade com Deus. Em um encontro de formação os participantes vivenciam uma experiência do amor de Deus”, finaliza.
RCC
A Renovação Carismática Católica (RCC) completou em 2015 35 anos em Teresina. O movimento que chegou ao Piauí em meados da década de 70 tem como missão evangelizar com renovado ardor missionário em comunhão com os pastores da Igreja Católica: papa, bispos e padres a partir do batismo no Espírito Santo, promovendo o encontro pessoal com Jesus que revela o amor de Deus-Pai.
No Piauí, os primeiros rumores de espiritualidade carismática teria surgido ainda na década de 1970, com Pe. Alfredo Schäffler, hoje bispo diocesano de Parnaíba. O planejamento da RCC, como movimento organizado em Teresina está ligado às religiosas, responsáveis pelo tradicional “Colégio das Irmãs”, na Avenida Frei Serafim, centro da cidade de Teresina.
Por Vera Alice Brandão