Cerca de 12 jovens se encontraram no último dia 27 de fevereiro na Residência Episcopal, com o intuito de iniciar o processo de discernimento vocacional. O encontro que iniciou às 09:00 foi conduzido pelo padre Daniel Rodrigues, coordenador da Pastoral Vocacional (PV).
Para ingressar no seminário e posteriormente chegar a ser ordenado presbítero, o jovem passa por algumas etapas, entre elas o tempo do discernimento vocacional, ou seja, esse jovem vai descobrir se esse é realmente o caminho que Deus o chamou para trilhar. Para ajudar nesse processo a Arquidiocese de Teresina conta com a Pastoral Vocacional que proporciona encontros quinzenais com os jovens vocacionados para discutir temas relacionados à vocação deles.
Nos últimos anos a Arquidiocese tem tratado como prioridade esse tema. O resultado disso é que atualmente conta com 35 seminaristas nos seminários Propedêutico e Maior. Padre Daniel ressalta a importância desse acompanhamento: “ Observando os sinais vocacionais que esses jovens demonstram durante os encontros, nós os ajudamos a discernir que função Deus os chama a assumir na Igreja”.
O seminarista Gildo Coelho, da diocese de Picos, que também está colaborando nesse ano com a PV, afirma que o processo de discernimento é de suma importância porque ajuda o jovem a tomar uma decisão acertada sobre aquilo que escolheu para sua vida: “Se não respondemos com firmeza ao chamado que Deus nos faz, dificilmente seremos felizes em nossa caminhada”.
Para fazer parte do grupo vocacional, o jovem deve procurar o padre da sua comunidade, que o encaminhará à Pastoral vocacional. Os encontros acontecem no segundo e no quarto sábado de cada mês de 09:00h às 11:00h da manhã na casa do Arcebispo de Teresina.
Por Isaías Pereira (Seminarista)