Representantes de todos os estados do nordeste estão reunidos desde ontem (26) e seguem neste sábado (27), no Centro de Guadalupe, no bairro Vila Operária, em mais uma Ampliada em preparação para o 7º Nordestão das CEB’S (Comunidades Eclesiais de Bases), que acontece em julho entre os dias 10 e 17, tendo a Arquidiocese de Teresina como sede do encontro.
A ampliada é um momento de organização das atividades e planejamento dos últimos detalhes, é o que explica a coordenadora no Regional Nordeste IV, Graça Ferreira. “A segunda Ampliada é uma oportunidade de unirmos as ideias e ver os últimos acompanhamentos para o nosso Nordestão.É um momento de estreitarmos os laços no sentido de realizamos de forma bonita o evento que a nossa Arquidiocese receberá”, considerou a coordenadora.
O momento contou com a participação do secretário executivo da CNBB, regional Nordeste IV, padre Ataan Castro, que revelou o sentimento de alegria do Regional receber o evento que englobará representantes de todos os estados da região nordeste. “Sem dúvidas, será uma grande alergia o nosso Estado receber um encontro com esse que discutirá a preocupação da Igreja, dos leigos, em relação aos desafios do mundo urbano”, destacou o secretário.
Em 2016, o 7º Nordestão das CEB’S traz o tema ” CEB’s no Nordeste e os desafios do mundo urbano” e lema “Eu vi e ouvi os clamores do meu povo e desci para libertá-lo” (Ex 3, 7). Os encontros em cada região do Brasil são uma preparação para o 14º Encontro Intereclesial das CEB’s, que acontece em 2018, na Arquidiocese de Maringá (PR).
O bispo de Floriano, Dom Valdemir Ferreira, é o referencial das Cebs e participa do encontro. Na oportunidade, ressaltou a importância da Igreja preocupar-se com as discussões do cenário urbano. “Este encontro, o Nordestão, vai nos ajudar a cada vez mais entender a suma importância da participação da Igreja na preocupação com o mundo urbano. Todos os leigos são convidados a se unir nesta proposta”, finaliza.