Nos dias 04 e 05 de março, dentro do período da Quaresma, a Igreja realiza o momento “24 horas para o Senhor”. Em todo o mundo, as Igrejas abrirão as suas portas pelo período de um dia para que os fiéis possam procurar o sacramento da reconciliação.
A atividade é motivada pelo Papa Francisco em sua mensagem para a Quaresma deste ano. Ele destacou esse período como propício à conversão e aproximação da misericórdia divina. “Na Bula de proclamação do Jubileu, fiz o convite para que ‘a Quaresma deste Ano Jubilar seja vivida mais intensamente como tempo forte para celebrar e experimentar a misericórdia de Deus. Com o apelo à escuta da Palavra de Deus e à iniciativa ’24 horas para o Senhor’, quis sublinhar a primazia da escuta orante da Palavra, especialmente a palavra profética. Com efeito, a misericórdia de Deus é um anúncio ao mundo; mas cada cristão é chamado a fazer pessoalmente experiência de tal anúncio”.
Com a vivência do Jubileu da Misericórdia, a iniciativa ganha contornos específicos. Em várias paróquias da Arquidiocese de Teresina o momento terá uma programação especial. De acordo com o diácono Roberto Caminha, que atua na paróquia Nossa Senhora de Fátima, o objetivo principal é convidar os fiéis a vivenciar essa proximidade com Deus através da oração. “Queremos propor essa vivência. Possibilitar o encontro com os irmãos da comunidade. Fazer essa experiência de intimidade com Deus”, explica o diácono.
Muitos têm dificuldades de dedicar tempo a Deus. Então essa é uma grande oportunidade de dedicar um tempo especial de oração para Deus. “O dia a dia é atarefado e estressante. E isso nos distancia da experiência de Deus. Certamente isso vai proporcionara uma vivência em misericórdia”, finaliza o diácono Roberto.
Portanto você que deseja vivenciar esse momento, procure sua paróquia e busque informações sobre como serão vivenciadas as 24 horas para o Senhor. Participe!
Programação na Paróquia de Nossa Senhora de Fátima
Dia 04 de março – Sexta-feira
18h Santa Missa – Pe. Tony
– Adoração – Louvor – Celebrações
19h Liturgia – Acolhimento – Acólitos
20h Meces
21h Comunidade Santa Teresinha
22h Pastoral familiar + ECC
23h Celebração Penitencial – Pe. Tony
Dia 05 de março – sábado
06h – 08h Alvorada – Louvor – PJ
8h Santa Missa – Pe. Tony
9h às 12h – visita aos doentes
12h às 16h – Adoração
17h – Catequese
Encerramento
18h Santa Missa – Pe. Mariano
*No Vaticano, o Papa irá presidir celebração penitencial na Basílica de São Pedro, às 17h (hora local), na sexta-feira, 4 de março, dando início à iniciativa em todo o mundo.
Por Vera Alice Brandão