A 14ª edição da Assembléia de Pastoral da Arquidiocese de Teresina foi realizada nos dias 13 e 14 de novembro deste ano no ginásio do Colégio Diocesano. No evento, o objeto era discutir as prioridades a serem trabalhados no biênio 2016/2017.
“As prioridades escolhidas foram: a Catequese de Inspiração Catecumenal; Formação Permanente e Missão. A Assembléia foi orante e muito boa. Ela mostrou que precisamos sair do comodismo e mudar os paradigmas da evangelização”, conta um dos organizadores do encontro, Edmilson Alves.
A oportunidade foi ideal para reunir leigos e religiosos de toda a Arquidiocese. A abertura do evento contou com fala de Dom Jacinto Brito, bispo de Teresina. E para o vigário-geral da capital do Piauí, também foi momento de refletir e rever ações.
“Só podemos olhar para o futuro tendo a certeza de que o que fizemos no passado foi bom e necessário. Por isso, este também foi um momento de avaliar o que foi feito e saber se estávamos fazendo certo o que nos propomos”, conta padre Tony Batista.
A Assembléia de Pastoral foi conduzida pelo Aldecy Mendes e Francisco Leonardo e pelo padre Amadeu Matias, que foi o responsável pela assessoria do encontro. Para o religioso, o momento foi de profunda reflexão.
“Muito se ganha com eventos como este. É preciso ouvir as pessoas e foi nesse sentido que a Assembléia se destacou. Meu papel foi justamente esse: conduzir de forma orante para o esclarecimento proposto”, analisa o assessor.
Mas a principal motivação era descobrir como as múltiplas faces que compõem a Igreja Católica no Piauí podem contribuir para o crescimento da instituição em tempos atuais. Para que a meta possa ser alcançada é necessária a participação dos leigos.
“Estamos empolgados com tudo que foi proposto. Nosso objetivo é anunciar bem a palavra de Cristo. Por isso, estamos empolgados para voltar para as nossas paróquias e botar em prática tudo que aprendemos no evento”, avalia o paroquiano de Cristo Libertador, Manoel Santiago.
Fechando a programação da Assembléia, no domingo, 15 de novembro, foi realizada a Assembléia do Povo de Deus, no mesmo local. A intenção foi reunir e ouvir os leigos da Arquidiocese de Teresina.
Por Lívio Galeno