“Nossa Senhora do Amparo: mãe da misericórdia ajudai as famílias a viver a alegria do Evangelho” esse é o tema do Novenário da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, localizada no Bairro Poty Velho, região que abriga o primeiro prédio católico de Teresina que é a Capela de Nossa Senhora do Amparo. As festividades têm início dia 16 e seguem até 25 de novembro.
Para falar da festa de Nossa Senhora do Amparo é necessário nos remeter ao passado. Voltarmos a dois séculos atrás e relembrar a história de uma portuguesa que viveu na região onde hoje conhecemos como Bairro Poti Velho e que era a proprietária daquelas terras. Dizem os historiadores que a mulher teria prometido suas posses à santa e padroeira da nossa cidade em troca da saúde do esposo que estava enfermo e fora acometido por uma grave doença. “Como teve o seu pedido atendido a lusitana doou suas terras e trouxe de Portugal a imagem de Nossa Senhora do Amparo que ali ficou e de lá para cá inspirou e conquistou devotos por suas graças alcançadas”, explica o professor e historiador Fonseca Neto.
A História do século XIX resiste ao tempo como relata o jovem Wellington Bandeira, devoto de Nossa Senhora e membro da Pastoral da Comunicação que anuncia o convite do novenário em homenagem à padroeira da comunidade e da cidade de Teresina. “A comunidade do Poti Velho tem uma característica muito bonita que é a de acolher aqueles que vêm ao seu encontro para juntos e unidos rezarem e pedirem proteção. São pessoas em sua maioria idosas que são devotas de Nossa Senhora. Portanto queremos conclamar toda a sociedade”, reforça .
Na programação do novenário estão previstas a realização de novenas e quermesses. No dia 25, data do encerramento da festa, acontece a procissão de Nossa Senhora do Amparo. A concentração será às 18h na praça do bairro em frente a capela seguida de missa que será celebrada pelo Frei Aguiar, pároco .
“Vamos todos pedir graças e agradecer a nossa padroeira. Será um momento de confraternização, mas também de muita oração. Mais um momento para revivermos a nossa história, a história da nossa patrona que nos abençoa todos os dias” convida Wellington.
Para mais informações:
Telefone da Secretaria Paroquial (86) 3217-5757
Por Vera Alice Brandão