A Cáritas Brasileira completa nesse mês de novembro 59 anos de existência no país, com a missão principal de realizar ações que visem à promoção social humana e a valorização da vida. E para coroar a passagem da data, a Cáritas Arquidiocesana de Teresina promove de 8 a 12 de novembro a Semana da Solidariedade, evento que une as instituições parceiras do órgão para implementar ações em suas dioceses.
Aqui no Piauí a Semana da Solidariedade desse ano tem como tema “Nunca mais a violência, nunca mais a Guerra”. A frase dita pelo Papa Francisco inspirou a instituição que sentiu a necessidade de discutir o tema violência baseado nos dados da Secretaria Nacional da Juventude, que através de pesquisa, divulgou números alarmantes relacionados à morte de jovens pobres e que foram assassinados.
“Em 2014, 30.905 jovens foram assassinados no Brasil sendo que 78% das vítimas eram negros e moradores de periferia. Isso nos chamou a atenção, e requer de nós que façamos algo para mudar essa triste realidade. Não podemos ficar de braços cruzados. É nossa missão buscar alternativas para esse público carente de inserção social que está a mercê da marginalidade” explica Luciana Fontes que é agente voluntária da Cáritas Arquidiocesana de Teresina.
Na Semana da Solidariedade desse ano as organizações que integram a Cáritas também tiveram a oportunidade de dar visibilidade para as ações praticadas em suas dioceses. “É um momento de unir esforços. Todos contribuem, colaboram e se sentem motivados. É uma força-tarefa que une além da Cáritas Arquidiocesana de Teresina, as Cáritas diocesanas de Campo Maior, Oeiras, Floriano, São Raimundo Nonato, Bom Jesus e a Cáritas Paroquial de Parnaíba. Cada um assume o compromisso de realizar em suas dioceses ações que venham a suprir as suas necessidades em diferentes áreas. São orientações que vão desde campeonatos esportivos voltados para os jovens até medidas de combate a queimadas para regiões mais secas” explica
E como resultado concreto da Semana da Solidariedade e encerrando as atividades alusivas ao aniversário da Cáritas Brasileira, a Cáritas Arquidiocesana de Teresina promove no dia 20 de novembro o Ato da Paz. Como forma de lembrar essas vítimas da violência “iremos realizar o projeto 10 Milhões de Estrelas. Para participar o interessado deve adquirir a vela da Campanha de Natal da Cáritas. No dia 20 todos irão ascender suas velas nas escadarias da Igreja São Bendito como ato de sinal e de alerta. É um chamamento à toda a comunidade teresinense. Essa preocupação é coletiva. Não podemos permitir e apenas assistir que vidas sejam ceifadas e que a violência vença a paz”, convoca Luciana.
As velas da Campanha de Natal podem ser adquiridas na sala da Cáritas no Centro Pastoral Paulo VI. Para mais informações ligue: (86)2106-2150.
*CÁRITAS
A Cáritas Brasileira é um organismo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) de promoção e atuação social que trabalha na defesa dos direitos humanos, da segurança alimentar e do desenvolvimento sustentável solidário. Sua atuação é junto aos excluídos e excluídas em defesa da vida e na participação da construção solidária de uma sociedade justa, igualitária e plural.
Por Vera Alice Brandão