A Fazenda da Paz, comunidade terapêutica de tratamento para dependentes químicos apoiada pela Arquidiocese de Teresina, realiza nos próximos dias 19 e 20 de novembro o VII Fórum sobre drogas com o tema “Dependência Química: Superar em Família”.
Com 21 anos de serviços prestados à sociedade piauiense, hoje a Fazenda da Paz comemora os resultados positivos na sua missão principal que é o resgate de vidas de dependentes do vício das drogas. Através do trabalho, da disciplina e do fortalecimento da fé que são as três frentes de trabalho da comunidade, a instituição alcançou o reconhecimento por ter o melhor trabalho de acompanhamento terapêutico do Brasil. A parceria com instituições públicas e privadas permite a manutenção de uma estrutura que presta atendimento psicológico, social e espiritual a cerca de 130 acolhidos em seis unidades. Lá são oferecidos tratamento psicológico e formação espiritual.
E o VII Fórum sobre Drogas do Estado trará a Teresina palestrantes que são referência na área. “A Fazenda da Paz realizou seu primeiro Fórum em 2001 e mesmo com esse esforço percebemos que ainda hoje a política de combate às drogas não é agregada. Trabalhamos pontos específicos e esquecemos que não devemos nos apegar a estatísticas, afinal estamos cuidando de vidas e defendo essa união do indivíduo, da família e da sociedade. A rede de combate às drogas precisa estar afinada, atuar em conjunto. O Fórum visa além da promoção de ações coletivas, a formatação de um documento que una esforços para a realização de ações que atendam não só o dependente, mas aqueles que estão ao seu redor,” explica Célio Barbosa, coordenador da Fazenda da Paz.
Estudantes e profissionais das áreas de medicina, direito, assistência social e a comunidade em geral estão convidados a participar do Fórum que entregará certificados aos participantes. A programação que começa no dia 19 a partir 7h da manhã irá contemplar mesas-redondas, painéis de debates. As inscrições estão sendo realizadas na sede administrativa da Fazenda que fica localizada na Rua São Pedro, número 1841, no centro de Teresina. (Abaixo a programação).
“Teremos a participação de nomes importantes do cenário brasileiro e que são referência no combate às drogas, compartilhando conosco as experiências positivas que são realizadas em suas cidades. O representante da Secretaria Nacional de Drogas também estará ministrando palestra no Fórum. Será um momento de elaborar novas políticas, mas também de compartilhar conhecimento. Gostaria muito de poder contar com esse envolvimento da sociedade teresinense” finaliza Célio Barbosa.
Telefones para informações: (86) 3221-5995/ 98824-3852
Programação
19 de novembro
7h Credenciamento
8h Apresentação Cultural
8:30h Solenidade de abertura
20:00h Palestra de Abertura “ Os desafios e perspectiva da política nacional sobre drogas. Palestrante Luíz Guilherme Mendes de Paiva – Secretário da Senad
21:00h Coquetel
20 de novembro
8h Palestra Dependência Química: Superar em Família
Palestrante: Maurício Landre – Especialista em dependência química – UNIFESP
9h Palestra O papel da família nos grupos de mutuo ajuda.
Palestrante: Rolf Hartmann – Presidente da Cruz Azul no Brasil
10h Palestra Abordagem às famílias no contexto de consumo nocivo de SPA
Palestrante: Lúcia Cristina Rosa – Mestre e doutora em serviço social
11h Painel Política Pública sobre drogas: Ações nos estados no apoio às famílias
Palestrantes: Sâmio Falcão – Coordenador de políticas públicas sobre drogas do Estado do Piauí
Gleuda Apolinário – Coordenadora de políticas públicas sobre drogas do Estado de São Paulo
Cloves Benevides – Sub-secretário de políticas sobre drogas do Estado de Alagoas
12:30h às 14:00h intervalo para almoço
14h Palestra A Comunidade Terapêutica e o Instituto Bairral de psiquiatria
Palestrante: Nivaldo José Caliman – Diretor Superintendente da Fundação Espírita América Bairral
15h Co dependência
Palestrante: Ana Martins Godoy – Coordenadora Nacional da Pastoral da Sobriedade e Pós-graduada em dependência química e transtornos compulsivos – UNIVALE
16:20h Mesa com todos os palestrantes (perguntas e respostas)
18h Encerramento