O evento foi iniciado nesta segunda-feira (26) e segue até o dia 31 de outubro no Auditório Paulo VI, no Centro Pastoral de mesmo nome, localizado na avenida Frei Serafim.
“Percebemos que, em muitos casos, ainda se usam as estratégias de catequese de séculos atrás. Queremos, com o evento, atualizar essa forma de apresentar Jesus e garantir que os cristãos em formação possam ter uma postura mais ativa nas comunidades”, conta o coordenador arquidiocesano da catequese, Edmilson Alves.
A palestrante que abriu o evento foi Natália Oliveira, catequista da Diocese de Campo Maior. A conferencista explorou o tema “Um olhar no ontem e no hoje da iniciação à Vida Cristã com inspiração Catecumenal”.
“Meu objetivo é mesmo mostrar como em cada época foi necessário se adaptar as estratégias às particularidades do momento. É importante que se pratique isso no dia-a-dia para que os resultados de evangelização sejam mais próximos dos aguardados”, revela a palestrante.
Ao todo, cerca de 200 catequistas de toda a Arquidiocese de Teresina participaram do encontro. Para a coordenadora paroquial de catequese e catequista da paróquia de Fátima, Rosa Alves, importante é quebrar um velho mito que ainda envolve a catequese contemporânea.
“Lidamos com crianças a partir dos 4 anos de idade e eles não podem entender a catequese com se fosse mais uma atividade de sala de aula. Se não mudarmos isso, será difícil combater a evasão”, analisa a participante.