A Renovação Carismática Católica está completando 35 anos em Teresina. O movimento que chegou ao Piauí em meados da década de 70 tem como missão evangelizar com renovado ardor missionário em comunhão com os pastores da Igreja Católica: papa , bispos e padres a partir do batismo no Espírito Santo, promovendo o encontro pessoal com Jesus que revela o amor de Deus-Pai.
A RCC tem como marco de sua origem os dias 17, 18 e 19 de fevereiro de 1967. Esse episódio ficou mundialmente conhecido como o “Fim de Semana de Duquesne”, um retiro feito por estudantes e professores da Universidade de Duquesne em Pittsburg, estado da Pensilvânia, EUA.
No Brasil, a RCC teve suas primeiras ações realizadas no ano de 1969, com os missionários jesuítas norte-americanos Haroldo Joseph Rahm e Eduardo Daugherty. A partir da cidade de Campinas-SP, o movimento espalhou-se através de um sistema de difusão espontânea, isto é, as pessoas participavam e convidavam outras a participarem dessas experiências carismáticas.
No Piauí, os primeiros rumores de espiritualidade carismática teria surgido ainda na década de 1970, com Pe. Alfredo Schäffler, hoje bispo diocesano de Parnaíba. O planejamento da RCC, como movimento organizado em Teresina está ligado às religiosas, responsáveis pelo tradicional “Colégio das Irmãs”, na avenida Frei Serafim, centro da cidade de Teresina.
De acordo com Hedina Oliveira, que integra a equipe Arquidiocesana da RCC em Teresina há mais de 20 anos, “as sementes da RCC na capital datam do ano de 1980, com a religiosa Irmã Maria Teresa Gonçalves que conheceu o movimento carismático em Fortaleza – CE e quando foi transferida pela congregação para Teresina, foi encarregada de um grupo de evangelização, onde semanalmente realizava encontros de oração nas casas das famílias nas mediações entre o Colégio das Irmãs, Igrejas de São Benedito e Catedral de Nossa Senhora das Dores.
Devido a uma grande participação, os espaços residenciais ficaram inadequados, sendo os encontros transferidos para uma das salas do colégio. Esse primeiro Grupo de Oração chamava-se “Santa Catarina de Sena” e reunia-se todas as quintas feiras, às 19 h” relembra.
A chegada de Pe. Geraldo Vale à Teresina trouxe ao grupo “Santa Catarina de Sena” os primeiros contatos efetivos com o movimento carismático através de fitas cassetes. Pe. Geraldo conhecera a RCC no Rio de Janeiro e de volta ao Piauí integrou-se ao grupo do colégio, acompanhando, fomentando-o e sendo canal de comunicação com estrutura eclesiástica.
O Grupo de Oração Santa Catarina de Sena reunia pessoas de várias paróquias e a propaganda dava-se pelo testemunho daqueles que lá participavam, gostavam e divulgavam. “Fomentado por Pe. Geraldo Vale, os membros desse grupo-mãe organizaram-se como movimento carismático ligado a estrutura da RCC-Brasil, e em unidade e comunhão com a Igreja local, aos poucos foram multiplicando-se e chegando em várias paróquias e comunidades de teresinense e demais cidades do Piauí. Na Arquidiocese de Teresina, atualmente, temos cerca de 90 (noventa) grupos de oração” explica Hedina.
E para comemorar essa obra que tem mais de três décadas a equipe Arquidiocesana organiza programação comemorativa que começa no dia 8 de novembro com uma missa na Catedral (Igreja Nossa Senhora das Dores) às 9h da manhã. A programação segue e no dia 9 será realizada uma blitz educativa na Avenida Frei Serafim às 7:30h da manhã. No dia 11 de novembro na praça Rio Branco, a partir das 8h a equipe realiza um grande mutirão de doação de sangue e a meta é coletar mais 300 bolsas. No mesmo local, no dia seguinte acontece um dia de cidadania. De acordo com Hedina “ esse será um gesto concreto de cumprir com uma de nossas missões que é a promoção humana. Através do apoio de parceiros daremos dignidade aqueles que mais precisam” pontua.
A programação encerra no dia 13 de Novembro com o Festival Nossas Canções e show da banda DDD (Doidim de Deus). Será na Casa de Maria, na Vila Operária às 19h. Um show de louvor com humor para encerrar as comemorações dos 35 anos de RCC em Teresina.
“O maior legado que obtive nesses 20 anos de RCC foi aprender a amar a Deus. Em primeiro lugar e com esse amor que eu aprendi e que está acima de todas as coisas, aprendi também a confiar nele e principalmente a querer amar o próximo. Foi esse encontro de experiências com o Espírito Santo que me permitiu perceber o quanto eu posso amar o próximo; amar o meu trabalho, a minha família e é esse amor que queremos compartilhar com todos que vão participar desse momento conosco”finaliza.
Programação
9 de novembro
Sessão Solene na Câmara Municipal de Teresina às 19h
10 de novembro
Blitz educativa
Av. Frei Serafim em frente ao Hiper Bom preço
Às 7:30h
11 de novembro
RCC cuida de você! Doe sangue, doe vida. Na Praça Rio Branco às 8h. 300 bolsas essa é meta
12 de novembro
Dia de Cidadania. Na Praça Rio Branco às 8h
Momento de evangelização na praça. Promoção humana e esse é um momento de fazer um gesto concreto
13 de Novembro
Festival Nossas Canções e show com DDD (Doidim de Deus). Casa de Maria – Vila Operária às 19h
Por Vera Alice Brandão