A Fazenda da Paz tem 21 anos de existência. A entidade nasceu de um esforço coletivo de membros da Igreja Católica e de um de seus fundadores, Célio Barbosa. Hoje a comunidade terapêutica de tratamento para dependentes químicos alcança resultados positivos na sua missão principal que é o resgate de vidas que estavam sendo comandadas pelo vício da droga, através do trabalho, da disciplina e do fortalecimento da fé que são as três frentes de trabalho da comunidade.
Para conhecer esse trabalho que transforma vidas, a unidade CT Luz e Vida, localizada na região da Cacimba Velha, zona rural de Teresina, recebeu a visita do Clero da Igreja de Teresina. Conhecedores da problemática e do crescente número de jovens usuários de drogas, Padres e Diáconos atenderam o chamado do Arcebispo de Teresina, Dom Jacinto Brito, para a causa que destrói famílias e que precisa de uma união de forças para ser enfrentada.
“Trazer o Clero hoje aqui é uma forma de estreitar laços. Nada melhor do que sentir, saber as necessidades. Eu assim que cheguei à Arquidiocese de Teresina tive a oportunidade de conhecer a Fazenda. Essa casa é um legado do Padre Pedro Balzi em parceria com Dom Celso. A santidade está aqui desde o começo. Pedro Balzi deixou essa feliz herança. Constantemente a Arquidiocese de Teresina está em ligação com a Fazenda da Paz e a Comunidade Padre Pio que são as duas comunidades terapêuticas acompanhadas pela Igreja. Nós vemos aqui como de fato o evangelho é transformador. A graça de Deus é capaz de mudar de vidas” reforça Dom Jacinto.
Em 21 anos de existência a fazenda da Paz já realizou 20 mil atendimentos, 15 mil internações e 10 mil graduações. Cerca de 48% dos acolhidos foram reinseridos no mercado de Trabalho. Com unidades em Teresina e na vizinha cidade de Timon-MA, a instituição é reconhecida por ter o melhor trabalho de acolhimento com resultados de tratamento terapêutico do Brasil. Através de convênios com instituições públicas e privadas, a Fazenda da Paz hoje conta com uma estrutura que presta atendimento psico e social a cerca de 130 acolhidos. Lá são oferecidos tratamento psicológico e formação espiritual.
Roberto Gomes tem 30 anos de idade, desses 6 anos foram dedicados a Fazenda da Paz. Ele chegou à instituição em busca de tratamento. Viciado, o jovem revela que usou drogas pela primeira vez quando tinha apenas 17 anos. “Eu sempre estudei nas melhores escolas. Meus pais são exemplos de dedicação. E eu queria muito superar essa dependência. Passei pelo tratamento, hoje sou funcionário da fazenda com carteira assinada e quero cada vez mais me orgulhar das minhas conquistas. Passei a usar drogas por influência e curiosidade. Usei todos os tipos de droga. Não estou curado porque o vício não tem cura, mas estou a 6 anos limpo. É uma luta diária. Desde que entrei aqui só alcancei graças. Minha fé está fortalecida” explica o ex-acolhido e hoje funcionário da Unidade CT Luz e Vida que cursa serviço social e sonha com uma formação superior.
A Fazenda da Paz oferece cursos de formação profissional em diferentes áreas. O acolhido Darival Rodrigues já concluiu as formações de marcenaria e técnica agrícola. Com 25 anos de idade ele usou droga pela primeira vez quando tinha 12 anos e chegou a Fazenda da Paz após iniciativa própria. “Eu queria uma mudança de vida. Eu queria a minha independência. Cheguei à fazenda sem nenhuma esperança e hoje sinto que estou no caminho correto. O caminho da fé. Quero muito realizar sonhos e aqui tenho encontrado o apoio necessário. Minha família está do meu lado. Eles vêm me visitar uma vez ao mês e nesses 10 meses de tratamento agora enxergo um futuro melhor. Com as bênçãos do pai serei um vitorioso”, emociona-se.
O Padre José Adelino é diretor espiritual da Comunidade Terapêutica. Ele reforça a importância da fé no tratamento dos acolhidos. “Esse trabalho de espiritualidade é muito importante para a recuperação do dependente químico. Isso é o que sustenta e conduz para uma vida nova. O fortalecimento espiritual ajuda nessa nova caminhada”, pontua.
No próximo mês a Fazenda da Paz vai inaugurar a sua sexta unidade. O novo centro de tratamento vai funciona na cidade de Valença do Piauí, localizada a 210 quilômetros da capital, Teresina. Será mais uma casa de tratamento, a primeira no interior do Estado e que servirá de apoio as famílias da região do médio Parnaíba que convivem com a problemática das drogas.
Para Célio Barbosa que é coordenador da Fazenda da Paz “Deus é o nosso carro-chefe. A Fazenda da Paz nasceu dentro da Arquidiocese de Teresina e se mantém com a missão de realizar esse grande trabalho de salvar vidas. Aqui nós damos as ferramentas e os acolhidos com a sua vontade vão vencendo cada obstáculo. A nossa nova unidade é mais um sonho a ser realizado. Tudo com a ajuda dos parceiros que abraçam a causa e nos ajudam a vencer esse mal que é as drogas” finaliza.
Por Vera Alice Brandão