De 30 de outubro a 1° de novembro a Paróquia de São Gonçalo do Piauí, na cidade de Amarante, região do Médio Parnaíba, localizada a 150 km da capital, recebe a Visita Pastoral Missionária. A ação será conduzida pelo Arcebispo Metropolitano de Teresina, Dom Jacinto Brito. Essa será a quarta e última visita do ano.
De acordo com o coordenador do Conselho Missionário Arquidiocesano – Comidi, Rômulo Steffano a primeira visita missionária do ano foi à Paróquia de São Francisco de Assis na região da Cidade Nova em Teresina. Depois foi a vez do município de Angical receber a missão seguida da Diaconia Santa Teresa Dávila. Para ele os frutos da ação são muitos. “Se percebe uma animação da comunidade para inserir-se cada vez mais nos trabalhos da Igreja visto que através das visitas as pessoas sentem que a Igreja tem uma preocupação de estar presente junto delas” explica.
As visitas pastorais missionárias tiveram início com Dom Sérgio da Rocha, então Arcebispo de Teresina que ficou a frente da Arquidiocese no quadriênio 2008-2011. O objetivo da ação evangelizadora ocorre através da missão continental no sentido de promover uma Igreja mais próxima do povo. Nesta última visita o convite se estende para todas as paróquias e diaconias que formam a Forania Rural I. Nesta ação estão previstas reuniões de conselhos, visitas a famílias carentes, missas, testemunhos e momentos de louvor.
Para Rômulo a visita pastoral missionária de Dom Jacinto Brito “é um gesto concreto do projeto da Missão Continental no Brasil. As comunidades têm a oportunidade de estar mais próximas do Arcebispo de Teresina e assim se sentirem mais motivadas a desenvolver os trabalhos de evangelização da Igreja” finaliza.
Ações paralelas a Visita Pastoral Missionária
1 – No período de 24 a 31 de outubro vai ocorrer a primeira Missão da Infância e Adolescência Missionária na Diaconia Nossa Senhora de Fátima e beatos Jacinta e Francisco, na Região da Santa Maria da Codipi, zona norte de Teresina. Na programação está prevista a realização de uma Missa de envio das crianças. Entre os dias 25 e 30 acontecem as visitas às casas de famílias realizadas pelas crianças. “O propósito é tornar as crianças cada vez mais familiarizadas com a missão” explica Rômulo.
2 – A Diaconia Sagrado Coração de Jesus, na Taboca do pau Ferrado, recebe no dia 30 de outubro o grupo missionário do Comidi para três dias de missão onde “serão promovidos momentos de oração junto a comunidade” finaliza.
Por Vera Alice Brandão