Perdão concedido por bondade pura. Instituição de piedade e caridade. Exclamação para pedir piedade, compaixão. Atributo de Deus que o leva a perdoar as faltas e os pecados dos homens. Esses são alguns dos significados que constam em dicionários para o verbete Misericórdia. Mas em Teresina, essa palavra vem alcançando novas fronteiras através de um encontro semanal que mobiliza milhares de famílias na zona Norte da capital.
A Missa da Misericórdia, realizada na paróquia da Santíssima Trindade, no bairro Primavera, já faz parte da programação semanal dos teresinenses e até de fiéis que vem de fora só para participar da celebração. O número de fiéis aumenta a cada quarta-feira, dia da semana em que tradicionalmente a celebração é realizada. A praça que abriga a igreja fica completamente tomada por gente de todas as idades, de forma que a estrutura da igreja em si, dotada de linhas modernas, fica fechada dando lugar a uma grande missa campal.
E no próximo dia 21 de outubro os fiéis e toda a comunidade da Primavera estarão em festa. A comemoração é pela passagem dos 6 anos de realização da missa que reúne milhares fiéis durante as celebrações. Será na Igreja da Primavera em Teresina, a partir das 15h30min.
Dona Maria das Graças tem 62 anos, aposentada e moradora do bairro Primavera freqüenta as celebrações desde o início e para ela “são 6 anos de fortalecimento da fé. É aqui que eu alcanço as minhas graças. É aqui onde me encontro com Deus. É aqui onde eu agradeço ao pai pelas conquistas. Aqui é o meu alimento” emociona-se.
A programação do dia 21 de outubro terá momentos de louvor, lançamento do livro “Homilias” e testemunhos da Misericórdia, apresentações culturais e terço luminoso da Misericórdia. De acordo com a organização do momento comemorativo, o dia 21 será a data de mais um ato onde todos poderão experimentar a fraternidade, a oração em comum,o resgate da doutrina católica, a prática da fé nas obras e o testemunho.
Testemunho que seu Alcides Nascimento, de 42 anos diz ser essencial para suas reflexões como pai de família. “Sou um pai melhor, um profissional dedicado, um amigo mais fiel graças aos momentos de fé que vivencio na minha Paróquia Santíssima Trindade. É onde eu recarrego as minhas baterias” explica o administrador.
Durante as celebrações são muitos os relatos de emoção e graças alcançadas. Não faltam agradecimentos e pedidos de curas dos visitantes para familiares e entes queridos. Entre cantos e louvor e orações toda Missa da Misericórdia se torna ferramenta de evangelização de milhares de fieis que freqüentam a Igreja do bairro Primavera, na zona norte da Cidade.
E a celebração do dia 21 tem início às 15h30min e será presidida pelo padre Nilton Pereira. O pároco da Igreja reforça: “Aqui as pessoas compreendem que só encontrarão o perdão, se houver compreensão e amor ao próximo” pontua.
Na programação do dia 21 estão previstas apresentações de bandas católicas e grupos de oração de várias paróquias da capital.
Para mais informações-Nei Costa (86) 99975-6565 / 999927981 Secretaria Paroquial 3222-3750 /98818-3750 e Marineide 99985-3551
Por Vera Alice Brandão