A Igreja católica celebra a jornada da caridade do papa – a coleta do óbolo de São Pedro que é o momento em que cada católico é convidado a colaborar com as obras de auxílio do santo padre em favor dos mais pobres. No ano ocorrem cinco coletas que são direcionadas para três campanhas: Missionária, Evangelização e Fraternidade.
A coleta do óbolo é feita em ocasião da solenidade dos apóstolos Pedro e Paulo. E as paróquias da Arquidiocese de Teresina vão receber a oferta do óbolo de São Pedro, durante as celebrações eucarísticas deste sábado e domingo, dias 27 e 28 de junho. Essa é a penúltima coleta do ano.
A coleta é destinada a prática da caridade e também visa manter os serviços da Igreja em todo mundo. A doação é realizada anualmente pelos católicos, com a finalidade de angariar recursos para a manutenção das obras sociais e caritativas do Papa Francisco. Essa oferta é a expressão mais significativa da participação dos fiéis nas iniciativas de caridade da Igreja Católica no mundo.
De acordo com Rômulo Steffano que é coordenador do setor missionário da Arquidiocese “nós como membros da Igreja temos esta co-responsabilidade de contribuirmos juntamente com a Igreja através dessa campanha de grande importância que prega a caridade e compromisso com nossos irmãos mais necessitados.” explica.
Rômulo ressalta ainda que o Papa, enquanto pastor da Igreja “se preocupa com as necessidades materiais de dioceses, institutos religiosos e fiéis em graves dificuldades” finaliza.