O projeto “Despertando Ideias”, formado por fiéis ligados às paróquias São João Evangelista e São João Batista , no bairro São João e Nossa Senhora de Lourdes, na Vermelha, promove no próximo dia 27 de junho, às 16 horas, uma mesa redonda para debater políticas de saúde pública voltadas para a valorização da vida.
O encontro será no salão paroquial da Igreja de São João Evangelista e São João Batista. Para a coordenadora do evento e membro do grupo despertando ideias, Cléia Fernandes, o ponto alto dos debates será a participação de representes da sociedade para refletir sobre temas relacionados ao suicídio. A proposta é tornar de conhecimento da sociedade iniciativas que oferecem apoio àqueles que se encontram em situação de eminência da depressão, que acomete mais de 30% da população mundial. “Nossa missão é promover o debate. Ajudar o próximo a se desvencilhar dos males que o acometem. Quanto mais se falar desse assunto mais pessoas podemos atingir com mensagens de paz e conforto” explica.
Para a programação estão previstas a participação de palestrantes como o coordenador de comunicação social do Centro de valorização a vida, Eyder Mendes que está à frente de uma iniciativa gratuita e que é referência em prevenção ao suicídio, reconhecido pelo Ministério da Saúde como ferramenta de luta contra a doença.
Eyder explica que o trabalho pode ser solicitado por qualquer cidadão. A sede do centro funciona na Rua Álvaro Mendes, no prédio da Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e Assistência Social e todo o atendimento é feito via telefone por voluntários que dispensam parte de seu tempo ocioso para prestar serviços a comunidade, através do número 3222-0000.
O coordenador ressaltou ainda que, em sua palestra, a missão será evidenciar a importância do serviço para a comunidade. “Mostrar que através de uma simples conversa a agente pode resolver muitos problemas. Com diálogo a pessoa que enfrenta problemas de depressão precisa enxergar que ela é autora da sua história. A nós cabe a missão de ajudar no fortalecimento de suas escolhas agindo em favor da vida. É um estimulo para encontrar a saída com apoio emocional,” conclui.
Compõe a programação ainda a explanação de Liandra Nogueira, que é assessora técnica em psicologia do Ministério Público, o padre Mariano Alves de Brito, Vigário da Paróquia N. Senhora de Fátima e a Irmã Glória Josefina, coordenadora do curso de teologia do Seminário Maior.
Os participantes podem ainda contribuir com 1kg de alimento não perecível.
As inscrições podem ser feitas pelo telefone 3233-2290. As vagas são limitadas.