Mais de 70 mil pessoas, conforme informações da Polícia Militar, participaram da vigésima edição Caminhada da Fraternidade, promovida pela Ação Social Arquidiocesana (Asa), neste domingo (14). A grande festa de solidariedade iniciou bem cedo, ás 07h da manhã, no adro da Igreja de São Benedito, com missa presidida pelo arcebispo de Teresina, Dom Jacinto Brito.
O sentimento de amor, fraternidade e solidariedade era perceptível no rosto de cada participante durante todo o percurso, iniciado na Avenida Frei Serafim e finalizado no Balão da Universidade Federal do Piauí, onde havia um palco com apresentações artísticas do Padre Jardel Moreira e Maycon Anderson e banda Celebrai. A Caminhada da Fraternidade consolidou-se mais uma vez como um dos maiores eventos do nordeste do Brasil.
Para o padre Tony Batista, presidente da Asa e coordenador da Caminhada da Fraternidade, a expectativa foi mais uma vez superada e mostrou que os teresinenses tem um grande espírito solidário.
“É bonito ver que nossa cidade é solidária. Uma multidão de pessoas enfeita a avenida de sentimentos bons, especialmente da fraternidade e solidariedade com o próximo. Isto nos incentiva a prosseguir com este projeto que é de Deus. Foi uma vitória do amor. Caminhar é preciso. Não temos o direito de sermos felizes sozinhos”, mencionou o padre.
A mesma empolgação era uma das características da dona de casa Regina Maria Vaz, que caracteriza a Caminhada como um grande momento para ajudar. “Este é um verdadeiro ato de amor ao nosso próximo. Momentos de fraternidade, de compreensão, e de ajuda aos mais necessitados. Todos deveriam participar deste grande evento da nossa Igreja”, descreve.
De acordo com Dom Jacinto, a Caminhada já é uma grande marca de Teresina. “A nossa caminhada, que já completa seus 20 anos, tem uma marca consolidada em nossa cidade, que é tão generosa e tem aumentado sua dimensão do serviço prestado. Em comunhão com a Campanha da Fraternidade de 2015, trabalhamos o tema que é próprio deste evento: sermos solidários e servir ao próximo”, finaliza o arcebispo.
A Caminhada é um evento de cunho social que arrecada fundos para a realização das atividades da Ação Social Arquidiocesana, que mantém trabalhos voltados para os carentes da capital, idosos, crianças em situação de risco e pessoas com problemas de saúde que estão acolhidos no Lar da Fraternidade, Lar de Misericórdia e Maria Imaculada.