Em comemoração ao Dia Mundial do meio Ambiente, no dia 05 de junho foi realizado no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) da cidade de União, um debate em torno da problemática ambiental do município.
O evento contou com a participação de cinqüenta pessoas oriundas do meio rural e da direção do STTR de União, de representantes da FETAG e IBAMA e da CPT (Comissão Pastoral da Terra).
Na ocasião foi debatido sobre as denúncias de crimes ambientais que são cometidos não apenas pela própria população, mas principalmente pelos empreendimentos do agronegócio, com especial participação das empresas que exploram a terra e os trabalhadores no plantio da cana de açúcar. O poder público, através dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário também foram citados e considerados, pelas lideranças rurais, coniventes com os problemas no trato das questões ambientais.
Segundo a Ir. Ana Lúcia Corbani, coordenadora da CPT, o modelo econômico vigente – capitalismo neoliberal – privilegia o lucro, com consequências nefastas ao meio ambiente, comprometendo a presente e as futuras gerações, bem como a diversidade de formas de vida existentes no Planeta.
“A CPT, pela sua missão profético-solidária, se comprometeu a estar junto às comunidades mais impactadas, e em parceria com as demais entidades lutar e resistir em defesa da terra, das águas, dos povos da terra, enfim, por todos os bens naturais, para que a vida prevaleça na Terra”, concluiu ela.
Com Informações da CPT