FUNDO ARQUDIOCESANO DE SOLIDARIEDADE DA ARQUIDIOCESE DE TERESINA

O Fundo Arquidiocesano de Solidariedade (FAS) é o fundo criado a princípio pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), reunida em Itaici-SP, na 36ª Assembleia Geral, em 1998. Ele tem por objetivo promover a sustentação da ação sócio caritativa da Igreja no Brasil, através do auxílio financeiro a projetos sociais em todo o território brasileiro, de acordo com o tema da Campanha da Fraternidade vigente. Com o mesmo objetivo, foram criados também os Fundos (Arqui)Diocesanos de Solidariedade (FDS ou FAS). Seus recursos provêm da Coleta da Nacional da Solidariedade, realizada em todas as comunidades católicas do Brasil, no Domingo de Ramos, como gesto concreto da Campanha da Fraternidade e partilha das nossas renúncias quaresmais. A destinação da Coleta é feita da seguinte forma: 60% do total arrecadado permanece nas (arqui)dioceses e constituem o Fundo (Arqui)Diocesano de Solidariedade (FDS ou FAS), que é gerido pela própria (arqui)diocese, em vista de sua aplicação nas ações e projetos sociais estabelecidos dentro do território (arqui)diocesano. 40% do total arrecadado é enviado à CNBB e constitui o Fundo Nacional de Solidariedade (FNS), que é gerido pelo seu Conselho Gestor, com o auxílio dos Departamentos Social e Financeiro da CNBB, e aplicado em ações e projetos sociais presentes em todo o território brasileiro. A aplicação dos recursos obedece rigorosamente aos eixos estabelecidos no Edital anual, bem como aos aspectos técnicos, administrativos e jurídicos, conforme a legislação brasileira.

CRONOGRAMA PARA INSCRIÇÕES DE PROJETOS

• 12/08/2024 – LANÇAMENTO DO EDITAL