No último sábado, 09 de março, a Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC) realizou o ‘Dia ANEC’, reunindo educadores de todas as instituições educacionais católicas do Piauí, a fim de demonstrar a sua importante e significativa atuação na representatividade do cenário educacional brasileiro, além de discutir o papel dessas instituições frente aos desafios contemporâneos, com foco na inclusão.
O evento que acontece no início de cada ano letivo, visa fortalecer a comunidade acadêmica e inspirar os seus participantes a serem agentes de mudança comprometidos com a fé católica para construir um futuro mais justo e compassivo através da educação. Segundo o coordenador da ANEC no Piauí, Roberivan Mariano, o momento foi pensado para trabalhar a unidade e o amor no acolhimento, já que todos que fazem parte dessas instituições tem a missão de educar e de evangelizar. “Esse evento vem sendo organizado desde o ano passado, sendo pensado como um momento de inclusão para que as escolas se fortaleçam cada vez mais em sua missão educadora e evangelizadora”, disse.
A Igreja Católica sempre esteve presente na educação brasileira, já que um dos pilares de sua missão é educar a partir da fé e como instituição salvadora. De acordo com Dom Juarez Marques, a exclusão é um dos grandes desafios da sociedade e a igreja deve ter como uma de suas missões fazer com que todos se sintam incluídos com oportunidades e possibilidades de adquirir bens que sejam necessários para a boa convivência e para que possam alcançar a dignidade.
“A educação é fundamental. Atendendo aos pedidos do Santo Padre, o Papa Francisco, devemos colocar a inclusão no centro de tudo, para que todos sintam que os seus direitos estão garantidos. Esperamos que seja uma educação voltada para a verdade, a paz, e sobretudo inclusiva”, ressaltou o arcebispo.
A Irmã Ana Teresa, que faz parte da Rede Cordimariana de Educação, explica que o encontro das escolas é uma espécie de avaliação, de renovação da esperança e de busca das inovações pedagógicas para fortalecer o pacto educativo com base naquilo que a Igreja pede. “A igreja nos pede que sejamos irmãos e irmãs, e para que o processo educativo aconteça precisamos que nossos educandos sejam protagonistas e a essência a qual dedicamos todo o nosso trabalho, profissionalismo e ação missionária”, destacou.
A professora do Colégio Jesus de Nazaré, Sabrina Carvalho, conta que o time de educadores trabalha tentando tocar os estudantes para as realidades relacionadas ao convívio do dia a dia, à socialização e ao afeto. “A nossa rede visa assistir e educar, além de promover a inclusão dos educandos na espiritualidade, através de projetos que tenham como base os princípios da bondade e da solidariedade, que são muito importantes no mundo que vivemos hoje”, concluiu.
A programação teve início às 07h30 com um breve momento de acolhida, no Centro Cultural Efatá, localizado no bairro Memorare, e se estendeu por toda a manhã, encerrando com a celebração da Santa Missa presidida pelo arcebispo de Teresina, Dom Juarez Marques.