Na manhã desta sexta-feira (13), o arcebispo de Teresina, Dom Juarez Marques, realizou na Catedral Metropolitana de Nossa Senhora das Dores o envio dos missionários que irão participar do I Congresso Estadual da Infância e Adolescência Missionária – IAM e Juventude Missionária – JM. O evento, que acontece entre os dias 13 e 15 de outubro na cidade de Oeiras, convida as crianças e adolescentes a refletirem sobre o tema ‘Corações ardentes, pés a caminho’ e o lema ‘Se o coração não arde, os pés não andam’.
O Congresso vem sendo preparado desde o ano passado pelos jovens missionários em parceria com os assessores da IAM e JM. Segundo Sâmia Soraya, vice coordenadora da IAM na Arquidiocese de Teresina, o evento surge como uma oportunidade de troca de experiências, para que desde cedo os jovens se coloquem a serviço da Igreja. “Como o próprio tema do Congresso já diz, nossa expectativa é de que esse grupo de pequenos missionários, possam se colocar a caminho e à disposição do serviço do Reino”, ressaltou.
Em maio deste ano, a Infância e Adolescência Missionária celebrou 180 anos de caminhada. De acordo com Dom Juarez, a Igreja tem vivido uma atmosfera de vocação com muitos grupos juvenis ativos, trabalhando por uma Igreja Sinodal. Para ele, é necessário acompanhar esses jovens para que eles possam ter uma experiência pessoal e profunda com Cristo.
“Uma Igreja sem crianças e jovens está fadada ao fracasso, por isso é importante incentivar essa presença. Agora vamos enviar esse grupo para o Congresso, com o desejo de que sempre tenham ‘o coração ardente e os pés a caminho’, para que tenham a coragem de dizer SIM a Cristo e de sair da Igreja local até os confins do mundo”, disse o arcebispo.
Maria Cecília Ribeiro, Coordenadora Arquidiocesana da IAM, revela ter grandes expectativas para o evento formativo. Segundo ela, ser missionária é levar a Palavra aqueles que ainda não conhecem, no caso da Infância e Adolescência Missionária, são as próprias crianças que evangelizam outras crianças. “Nessa viagem eu espero adquirir novas experiências e conhecimentos, além de ter contato com pessoas de outras dioceses para que possamos evoluir enquanto missionários, levando a Palavra aqueles que mais precisam”, pontuou a jovem.
Crianças e jovens relatam expectativas para o evento
Apesar da pouca idade, Alice Rafaela relata que ser missionária significa seguir os passos de Deus para que possa crescer cada vez mais na fé, ajudando a tornar o mundo um lugar melhor. A motivação em participar do evento, vem da vontade de ajudar outras crianças e pessoas que estão passando por algum tipo de dificuldade. “Nós queremos tornar Jesus conhecido, levando a sua Palavra e tornando o mundo um lugar melhor para se viver”, disse a missionária da IAM.
Matheus Resende, membro da Juventude Missionária da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, conta estar ansioso para vivenciar o Congresso, pois já vinha se preparando há alguns meses. “Há novos integrantes na JM em nossa paróquia. Acredito que isso aumentou ainda mais a nossa ansiedade por participar desse momento que vai ser de grande aprendizagem e experiências”, destacou.
Já Maria Ester, missionária da IAM na cidade de José de Freitas, conta que foi motivada pelo desejo de aprender e de estar na presença de outros jovens. “Eu gosto muito de ser missionária e poder participar desse momento formativo vai me possibilitar muitos aprendizados, para que eu possa voltar para a minha comunidade mais apta a continuar em missão”, finalizou.
O Congresso será realizado a nível estadual, com a presença de representantes das oito dioceses do Piauí. Além disso, haverá a participação de convidados das dioceses de São Luís e Caxias, localizadas no estado do Maranhão.