Na noite da última quinta-feira (26), o Terço dos Homens apresentou o novo coordenador para o biênio 2023/2024. A celebração eucarística foi presidida pelo padre Gonçalo Teixeira, Coordenador Arquidiocesano de Pastoral, e contou com a presença de muitos membros do movimento na Capela São Miguel Arcanjo, localizada no Centro de Pastoral Paulo VI.
Presente em 71 paróquias e 15 áreas pastorais e diaconias da Arquidiocese de Teresina, o Terço dos Homens conta com a participação de cerca de 3 mil homens, que semanalmente se juntam para rezar o santo terço e aprender a viver os mistérios do Rosário no dia a dia. Após seis anos à frente do movimento, Claudionor Rodrigues deixa a coordenação e Vitor Lopes assume a função.
Claudionor, relata que deixa a função com o sentimento de gratidão e felicidade. “Quando estamos perto de Cristo nos sentimos fortes e nada nos falta. Agora estou entregando o cargo para uma pessoa que esteve comigo, me acompanhando e com certeza é digno desta missão”, relatou.
Para o ex-coordenador, o movimento teve um grande crescimento nos últimos anos devido à preocupação da Arquidiocese em controlar os homens que participam do Terço, com equipes organizadas nas comunidades, paróquias e foranias.
Segundo o novo coordenador do Terço dos Homens, Vítor Lopes, o movimento agrega homens que têm sede de conhecimento, espiritualidade e amor ao próximo, contribuindo para que quando convocados, estes homens, atendam com prontidão e alegria a missão. Para Vitor, a expectativa é de que nesses dois anos de coordenação que estão por vir, o número de homens que rezam o santo terço aumente ainda mais.
“No início eu cheguei a dizer não por ser uma responsabilidade muito grande que requer um direcionamento, mas quando se é chamado para a missão é porque Deus nos acha competente para assumir. Por isso, agora acolho essa missão com carinho e gratidão na busca por continuar fazendo o melhor pelo Terço dos Homens dentro das paróquias e comunidades da nossa Arquidiocese”, finaliza o coordenador.