A Arquidiocese de Teresina e a Editora Nova Aliança lançaram na manhã deste domingo (21) o livro +Severino, terceiro volume da Coleção ‘Sucessores dos Apóstolos em Teresina’. O evento foi realizado na Residência Episcopal, localizada no Centro da capital, com a presença de duas sobrinhas netas de Dom Severino, padres e seminaristas da Arquidiocese, autoridades políticas, membros da Academia Piauiense de Letras e demais convidados.
De acordo com Dom Jacinto Brito, arcebispo de Teresina, embora os livros não sejam para grande divulgação, são obras para a memória e que vão permanecer como colunas referenciais para toda a história da arquidiocese.
“Só tenho a agradecer a disponibilidade inicial do professor Paulo Libório e a competência e gratuidade do professor Fonseca Neto em nos dar essa obra que fica como legado do meu episcopado para a Arquidiocese de Teresina. Não deixo prédios como Dom Severino, mas sim memória escrita para que no futuro se saiba que essa Igreja foi construída com os passos daqueles que me precederam e dos que vão me suceder”, declarou.
A obra, de caráter biográfico, tem a autoria do professor e historiador, Fonseca Neto, em parceria com o professor Paulo Libório, pesquisador eclesiástico da Arquidiocese de Teresina, e apresenta a vida e o pastoreio episcopal de Dom Severino Vieira de Melo, terceiro bispo e também o primeiro Arcebispo de Teresina.
“Esse livro foi e é o mais complexo, porque foi o bispo que esteve aqui, e também o mais bem documentado. E isso facilita e dificulta, pois você tem que fazer escolhas metodológicas para saber o que contemplar. É extraordinário quando você percebe que a história dele vem se aproximando da nossa”, destacou o historiador Fonseca Neto.
Durante a solenidade de lançamento do livro, o professor Paulo Libório, um dos autores do livro, juntamente com as duas sobrinhas netas de Dom Severino, realizaram a doação do anel do religioso para a Arquidiocese de Teresina. A joia sacra, feita de ouro e prata com uma pedra opala foi recebida por Dom Jacinto Brito.
Legado religioso e histórico
A proposta da coletânea, que até o momento já conta com os volumes +Joaquim, +Otaviano e +Severino, é incentivar o interesse dos fiéis católicos piauienses pelo legado religioso e histórico que esses homens de fé deixaram para a Igreja do Piauí, em especial a Igreja particular de Teresina.
“Foi um trabalho bastante proveitoso e agora fechamos o ciclo da primeira fase da criação da diocese no Piauí. É um momento muito bom. As informações da confecção do livro e da sua finalidade foram bastante proveitosas em um trabalho que uniu o caráter histórico do professor Fonseca Neto, da arte da fotógrafa Sandra Maria e as minhas pesquisas históricas com o subsídio do Armazém Paraíba”, destacou o professor Paulo Libório.
O livro contou com o patrocínio, ‘in memorian’, de dona Socorro Claudino, benfeitora que contribuiu com apoio espiritual e financeiro na formação de vários padres da Arquidiocese de Teresina e que foi representada na solenidade por meio de seus familiares.
“Nós filhos ficamos felizes, porque nossa mãe nunca procurou realizar essas ações em troca de homenagem. Ela sempre procurou fazer pela fé. Nós, filhos, nos sentimos reforçados na lembrança, na saudade e no legado que ela deixou”, lembrou o empresário João Vicente Claudino, um dos filhos da matriarca da família Claudino.
*Foto 4: Renato Bezerra