A 15ª edição da Festa da Mãe de Deus realizada na manhã dessa terça-feira (12), na Catedral Metropolitana de Teresina, foi marcada por muita fé, devoção e homenagens dos fiéis que estiveram presentes e celebraram com alegria Nossa Senhora Aparecida. Em mais um ano, o evento que já faz parte do calendário arquidiocesano, não contou com a tradicional procissão pelas ruas da capital piauiense.
O tema escolhido para ser vivenciado nesta edição foi “Com a Mãe Aparecida e São José numa Igreja em saída”. A festa começou às 08h com a oração do santo terço, que foi conduzida por movimentos marianos da Arquidiocese de Teresina, em seguida, houve a celebração da Santa Missa presidida pelo Arcebispo de Teresina.
Em sua homilia, Dom Jacinto Brito destacou a importância da participação dos fiéis, que há mais de uma década, realizam a festa que é uma bela expressão da fé. “Quem diria que aquela imagem pequenina e encardida pelas águas do Rio Paraíba seria hoje o símbolo nacional que desfruta de tanta atenção e catalisa tanta unidade. Maria foi sempre a grande missionária de Jesus, e é ela quem continua trazendo o seu filho à nossa pátria”, disse.
Os fiéis que não puderam comparecer presencialmente acompanharam a celebração por meio do canal oficial Catedral de Teresina e da Comunidade Católica Carismas, no YouTube, e pela Rádio Pioneira de Teresina (FM 88,7). No momento do ofertório, um grupo de leigos entrou em procissão com todas as camisas das 15 edições da Festa da Mãe de Deus simbolizando todo esse tempo de caminhada e devoção à Mãe Aparecida.
Conforme o padre Fabio Fernandes, coordenador da festa, a celebração representa uma caminhada do Povo de Deus com Maria ao encontro de Jesus. “Essa festa não foi feita nem 5% por mim. Ela reúne a fé católica presente no coração do brasileiro e foi realizada pela boa vontade de cristão leigos e leigas, que com suas muitas tarefas, vivem a paixão de ser a Igreja do Senhor”, destacou.
Unidade com toda Igreja do Brasil
A Festa da Mãe de Deus é realizada há 15 anos, em Teresina, e é um momento de grande unidade entre a Arquidiocese de Teresina e a Igreja Particular de todo o Brasil, em especial o Santuário de Nossa Senhora Aparecida.
Na data em que também é comemorado o dia das crianças, a liturgia da celebração também contou com a participação de pequenos missionários que também colaboram com a construção do Reino de Deus. Ao som da canção de coroação à Nossa Senhora: “Te coroamos, ó mãe”, um grupo de crianças conduziu o momento de coroação da Padroeira do Brasil.
Para Maria de Lourdes, coordenadora arquidiocesana do Apostolado da Mãe Rainha, que todos ao anos prepara os anjinhos para o momento da coroação, a Festa da Mãe de Deus possibilitou que os devotos da Mãe pudessem demonstrar o seu carinho e amor. “Nossa Senhora é a intercessora de todos nós e está sempre ao nosso lado. Não podemos esquecê-la esse momento tão maravilhoso”, relatou.
Pedro e Julieta foram os pioneiros na organização da Festa da Mãe de Deus. Segundo o casal, a festa nasceu do amor e devoção à Nossa Senhora. “É uma gratificação muito grande ver o trabalho que começamos há 20 anos ainda existe. No começo foi muito difícil e, embora já tenha certa idade, pois hoje já tenho 89 anos. É uma satisfação indescritível estar aqui”, destacaram.
Ao final da celebração, Dom Jacinto Brito e o pároco da Catedral de Teresina, Pe. Klebert Viana levaram flores até o túmulo do Arcebispo Emérito, Dom Celso José Pinto, falecido no ano de 2018, como forma de gratidão. Dom Celso foi o idealizador da Festa da Mãe de Deus no ano de 2007.