No próximo domingo, 18 de outubro, será celebrado o Dia de São Lucas, considerado o padroeiro dos médicos e artistas. Por ter exercido a medicina antes de se tornar evangelista convertido, o santo é invocado pelas pessoas que estão doentes pedindo também sua intercessão aos profissionais da saúde na missão de salvar vidas.
Para celebrar a data, a Diaconia Setorial da Saúde na Arquidiocese de Teresina realizará um momento de confraternização e agradecimentos os profissionais médicos da Arquidiocese. “É um momento de celebração, fé, gratidão e testemunho. Esse ano, por conta da pandemia, ficaremos afastados, mas a missa será transmitida pelas mídias digitais e convidamos todos a participarem. Será às 8h na capela do Hospital Getúlio Vargas”, explica o diácono Wilson Santos, coordenador na Diaconia da Saúde.
Enquanto pagão, São Lucas se dedicava aos casos desacreditados da medicina da época e quando conseguia resolvê-los desacreditava que poderia ser um milagre. O evangelista não conheceu Jesus pessoalmente, mas conviveu e conheceu o evangelho através de São Paulo. “Ele pesquisava e estudava muito sobre algumas situações, especialmente aquelas em que os colegas diziam não ter mais jeito”, pontua o diácono.
Ao se converter ao cristianismo com 40 anos de idade, São Lucas se tornou um evangelista que escreveu sobre a misericórdia, humildade e desamparo aos marginalizados. Para celebrar seu dia, o Programa Em Tuas Mãos trará um bloco especial dedicado a data, destacando também a importância dos profissionais médicos durante a pandemia vivenciada mundialmente este ano.
O programa de domingo (18) vai trazer a oração inicial conduzida pela Diaconia da Saúde, testemunho de vocação a São Lucas e reflexão sobre seu evangelho. O Em Tuas Mãos é exibido às 7h pela Tv Meio Norte e no canal do programa no youtube.